Anderson Silva faz 37 anos, não pensa em parar e já preocupa os familiares

Anderson Silva comemora seu aniversário neste sábado e família torce para aposentadoria nos próximos dois anos. Minotauro relembra momentos difícies

Por Amanda Kestelman

Maior lutador peso por peso do mundo, campeão dos médios do UFC, invicto há seis anos e ídolo no Brasil: Anderson Silva pode ser apontado como grande representante do sucesso do MMA no país. Neste sábado, o Spider comemora 37 anos com uma das carreiras mais vitoriosas do esporte, e não passa por sua cabeça um adeus antes dos 40. O próprio lutador já deixou claro que pretende continuar no octógono por, no mínimo, mais seis ou sete anos, para desespero de Dayane, sua esposa e companheira desde antes do sucesso.

– Não aguento mais dez anos (risos). Espero mesmo que ele pare no máximo em dois.

Nossa filha mais velha, Kaory, é a que ainda fica mais nervosa e vive pedindo: “Agora chega, pai” – contou a esposa do campeão.

Spider-papai: Anderson Silva e sua família na festa de 15 anos de sua filha Kaory (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas o pedido de Kaory terá mesmo que esperar. Além da vontade do atleta de se manter no octógono, um dos treinadores que acompanham a carreira de Anderson há mais de dez anos, Luiz Dórea, garante que o Spider se cuida como poucos, mantendo preparo físico semelhante ao de um jovem atleta, e por isso está apto para lutar em alto nível por muito tempo.

– Não tenho a menor dúvida. Ele tem uma técnica apurada, boa defesa e dificilmente se

machuca. Além disso, o Anderson se cuida demais. É um grande profissional, não vive na rua, não bebe absolutamente nada. Luta desde criança, tem um físico ótimo e um organismo de um atleta de 25, 26 anos. Pela saúde que tem, luta mais uns dez anos com tranquilidade – disse Dórea.

minotauro andersonsilva twitter.jpg 62Minotauro e Anderson Silva: amigos também nos momentos complicados (Foto: Divulgação/Twitter)

Atleta profissional há mais de 15 anos, Anderson Silva sempre demonstrou muita gratidão aos amigos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro por tudo que conquistou no mundo das lutas. Há cerca de dez anos, o Spider esteve prestes a abandonar as competições e contou com o suporte dos irmãos Nogueira para continuar no esporte.

– Não digo salvadores, e sim incentivadores da carreira dele. Conhecíamos o Anderson

desde quando ele lutava no Pride, chegou um momento em que ele foi cortado do evento e ficou sem lutar, desanimado e desacreditado com o mundo da luta. Por várias vezes pensou em desistir, e nunca deixamos que ele parasse – lembrou Minotauro, que ressalta a importância do amigo no crescimento do MMA no Brasil.

– O Anderson chegou ao UFC num momento em que não tínhamos brasileiros se destacando, e ele abriu as portas de vez conquistando o cinturão da categoria dos médios e virando o fenômeno que ele é hoje – completou.

Quando ficou sem contrato com o Pride, Anderson Silva passou uma temporada em Salvador, onde disputou um torneio de boxe profissional organizado por Rodrigo Nogueira, o Minotauro Fight, em 2005. Na ocasião, Luiz Dórea foi apresentado ao ainda jovem Anderson e logo ficou impressionado com a facilidade e o talento do lutador.

– Eu o conheci por volta de 2002, quando o Minotauro me apresentou, dizendo que era um garoto com potencial e estava pensando em desistir. Então, eu o coloquei para estrear no boxe profissional, e foi incrível como ele aprendeu tudo aquilo rápido. Não era a área dele. Ele enfrentou, em 2005, um atleta forte e duro no Minotauro Fight e conseguiu nocautear. Sempre foi acima do normal – contou Dórea.

Vitória sobre Vitor Belfort foi o melhor momento para esposa

vitorandersonPerto de completar 37 anos, Anderson Silva coleciona momentos vitoriosos e alegrias. No entanto, para sua esposa, Dayane, a vitória sobre o compatriota Vitor Belfort, em fevereiro de 2011, teve um sabor especial na família Silva.

Após ser chamado de mascarado, Anderson Silva encara Vitor Belfort na pesagem (Foto: Divulgação/UFC)

– Acompanho o Anderson desde o começo da carreira, em todos os momentos e bem antes disso tudo. O mais difícil foi a luta contra o Sonnen, em 2010. Eu sabia que ele estava machucado e só rezava para ele voltar inteiro. Mas o mais emocionante foi a vitória por nocaute sobre o Vitor Belfort – lembrou.

O próximo desafio de Anderson Silva será no dia 23 de junho, no Engenhão, quando defende novamente seu cinturão diante de seu arquirrival Chael Sonnen. Os dois já se enfrentaram em agosto de 2010, quando o Spider finalizou o americano após ser dominado nos cinco rounds.

 

Fonte: Sport TV

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

História do Jazz – Blues

    Confira esta vídeo:     Fonte: Youtube

Palmares 25 Anos: Atividade em Campinas/SP promove plantio de árvores sagradas

Homenagear os negros e negras que foram escravizados na...

Encontro de Culturas Populares termina domingo (6)

O encontro avalia as políticas públicas de cultura implantadas...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=