STF vota sobre sacrifício de animais em cultos

Livre exercício religioso é garantido pela Constituição Federal, mas perseguido por parte da população

Por Amélia Gomes, do Brasil de Fato

Foto: Clarissa Pacheco/Metrô1

No próximo dia 28 o Supremo Tribunal Federal vota a constitucionalidade do sacrifício de animais em cultos de religiões de matriz africana. O pedido veio do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Para Makota Celinha, coordenadora do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), a ação é reflexo do aumento da intolerância religiosa. “Estão jogando na vala da criminalidade a matriz africana, as religiões afro-brasileiras e o povo de terreiro desse país. Se de fato as pessoas não segurarem as nossas mãos, não vamos conseguir derrotar esses ataques”, desabafa.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, nesta semana, uma audiência pública para debater a importância das práticas culturais dos povos tradicionais. Outro debate também foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para Bella Gonçalves, vereadora pelo PSOL e integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais, é importante combater os mitos, preconceitos e discriminações. “A gente percebe que é nas localidades, nos municípios onde se materializa a perseguição a essas religiões”, afirma.

Sacrifício de animais

O livre exercício dos cultos religiosos e a proteção dos locais de culto e suas liturgias é um direito garantido pela Constituição Federal. O sacrifício de animais é praticado em diversas religiões, como na umbanda, candomblé, islamismo e judaísmo.

No entanto, a atual perseguição se dá especificamente contra as de matriz africana, ao tentar proibir o abate doméstico de animais em terreiros. “Isso é inconstitucional porque os povos e comunidades tradicionais têm direito à prática dos seus ritos. É um racismo institucional querer criminalizar os que praticam esses abates domésticos”, denuncia Makota Kizandembu, diretora de Políticas para a Igualdade Racial em Belo Horizonte.

+ sobre o tema

Africanos conhecem tecnologia

Pesquisadores de quatro países da Àfrica estão em Campina...

Projeto do YouTube mostrou que é importante valorizar a produção de youtubers negros

Neste mês da Consciência Negra, o Youtube organizou uma...

Anderson Silva vira boneco

Aproveitando a fama de seu campeão do UFC, o...

Comendo a cena pelas beiradas

Qualquer coisa que Zezé faça repercute. "Só Jesus na...

para lembrar

Halle Berry hospitalizada após acidente em set de filmagens

RIO - Halle Berry foi levada para um hospital...

A História golpeada do Brasil

Vivia em harmonia com a natureza. Água limpa, comida boa,...

52 anos de Star Trek, série que mudou o mundo com ficção científica de primeira

Em 8 de setembro de 2016, comemoramos o cinquentenário de Star...
spot_imgspot_img

Exposição com cerca de 70 pinturas de Abdias Nascimento será aberta em Franca, cidade natal do intelectual e ativista pan-africanista, quando são comemorados os...

Em 28 de novembro será aberta a exposição Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público de Franca a faceta...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio de Janeiro já tem data para acontecer: é em 12 de abril, na Marina da...

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora 

A dor tomou os olhares dos moradores de União dos Palmares (AL), que vivem o luto coletivo após a morte de 18 pessoas em um...
-+=