Supermercado é acusado de racismo após associar mulher negra a vassoura

Uma rede de supermercados do Paraná foi acusada de racismo após uma propaganda que associa uma mulher negra a uma vassoura. A imagem gerou indignação dos usuários e de movimentos sociais. Na foto, feita em um supermercado da Rede Condor, em Ponta Grossa (PR), aparece a figura de uma mulher negra, de cabelos crespos e vestida de vermelho. Na frente dela, uma pilha de vassouras de cerdas pretas e cabo vermelho.

Por Larissa Freitas Do Polemica Paraíba

Foto da boneca negra segurando uma vassoura
Foto: Cíntia Veloso Capri/Reprodução Facebook

A publicação foi feita na última quarta-feira (13), no perfil pessoal da jornalista Cíntia Velasco Capri, no Facebook. “Minha publicação virou um show de horror”, narrou a jornalista, que apagou a postagem. Em nota de repúdio, o Movimento das Mulheres Negras de Ponta Grossa e Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais (Moolaadé) critica a publicidade e mostra os motivos pelos quais ela é considerada racista.

“A representação da mulher negra fora construída por meio dos mais repulsivos esteriótipos, que partem da sexualização do corpo, chega ao cabelo de ‘vassoura’, caminha pelo lugar de serviçal até chegar à ‘nega maluca”. A nota ainda comenta que a imagem não deve ser vista com “naturalidade e apreço”, mas sim, com “criticidade e empatia”.

“A imagem do negro e da negra segue estereotipada e estigmatizada desde o século XIX em nossa sociedade. A sociedade não consegue se desprender da imagem da(o) negra(o) enquanto servil, mesmo depois da(o) negra(o) liberta(o)”. O material ainda cita a pesquisa, realizada em 2011, que aborda a Representação de Negros e Negras na Publicidade de Catálogos de Lojas.

A pesquisa mostra que que os negros e negras aparecem nas propagandas, principalmente, em papéis estereotipados como: trabalhador braçal, artista, “mulata”, carente social, atleta, primitivo, caricato e em campanhas de doenças sexualmente transmissíveis.

A rede de supermercados Condor também se pronunciou por meio de uma nota, afirmando que respeita a diversidade e que a publicidade pertencia a uma empresa terceirizada.

Confira a íntegra da nota:

O Condor Super Center afirma que nestes 45 anos de história sempre primou por atender aos clientes da melhor maneira possível, sempre pautado pela ética e no respeito pela diversidade. Com relação ao merchandising feito por um funcionário de uma empresa terceirizada, a rede destaca que retirou o material prontamente. Também foi conversado com o profissional, que se desculpou e deixou claro que jamais faria algo racista. Sendo assim, a rede destaca que não compactua com nenhum tipo de preconceito, que continuará trabalhando a favor da diversidade dentro de suas lojas e que as diferenças, sejam elas qual forem, devem ser respeitadas

 

+ sobre o tema

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=