UNESCO prevê aplicar meio milhão de dólares no projecto A rota dos escravos

Fonte: Angola Press –

Luanda – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) prevê aplicar meio milhão de dólares americanos para a implementação do programa “A Rota dos Escravos“, nos próximos dois anos.

Esta informação foi revelada, em Luanda, pelo vice-presidente do Comité Cientíifico Internacional (CCI) do referido projecto, o angolano Simão Souindoula, no quadro da celebração do Dia Internacional do Tráfico Negreiro e da Sua Abolição, que hoje se assinala.

Este montante, segundo a fonte responsável, servirá para relançar as diferentes actividades da “rota”, no espírito das novas linhas estratégicas traçadas pela última reunião do seu Comité Científico Internacional, que teve lugar em Paris, em Fevereiro passado.

Afirmou que as acções previstas se assentarão principalmente na preservação dos arquivos e dos corpus das tradições orais, a continuação do inventário dos lugares de memória, a investigação científica, a produção de suportes pedagógicos, a promoção dos aportes culturais de África e a contribuição da Diáspora africana na civilização universal.

O prosseguimento das investigações na região do Mar Vermelho, no Extremo Oriente e na América andina, o lançamento de estudos sobre a presença africana no Pacífico e nas margens do Rio de la Plata, a publicação na Tela do Atlas das interacções civilizacionais provocadas pelas diferentes movimentações escravistas, a edição de um Inventário Mundial dos Principais Sítios e Lugares de Memórias ligados com a Shoah Negra, são outras tarefas a serem implementadas.

O perito angolano destacou, também, a produção do documentário “As Rotas da Escravatura. Uma Visão Global”, a saída do prelo das actas do Colóquio de Tozeur, na Tunísia, sobre a escravatura no mundo arabe – muçulmano, a organização, em Maputo, Moçambique, o próximo ano, da Segunda Conferência Internacional sobre a Diáspora Africana na Ásia, entre outros.

Realçou que uma atenção particular será acordada, durante a próxima quadra bienal, a um melhor conhecimento das interacções entre os africanos e as populações ameríndias na América Andina, região pouco coberta pelas investigações comparativa de carácter histórico, linguístico e antropológico.

Um apoio substancial será dado ao inédito Centro sobre o Dialogo Afro- Ameríndio, instituição baseada em Esmeraldas, no Equador. Este programa será bem facilitado pela presença de Firmin Matoko, Director Regional da UNESCO em Quito, originário do Congo Brazzaville.

O vice-presidente do CCI fez notar que a execução do acordo entre a UNESCO e a Organização Mundial do Turismo será prosseguido, e incidirá em países, protagonistas do negócio de madeiras de ébano, mas poucos conhecidos, tais como os países escandinavos.

O conjunto dessas actividades será executado com a parceria de universidades, centros de pesquisas, museus, associações, municipalidades e operadores culturais independentes.

 

Veja mais sobre os rotas dos escravos em Esquecer? Jamais!

 

Matéria original – UNESCO prevê aplicar meio milhão de dólares no projecto “A rota dos escravos

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

TSE vê elemento étnico e cultural e libera foto de candidato com boné

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) discutiu um caso que, à primeira...

Luz para Todos já atendeu quase 3 milhões de famílias

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (8), na...

Lula assina lei que eleva pena para pedofilia e estupro

Fonte: UOL - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=