Uruguai investiga UTIs após morte de 16 idosos por enfermeiros

Autoridades sanitárias do Uruguai iniciaram uma investigação sobre as UTIs do país depois do indiciamento de dois enfermeiros pela morte de 16 pacientes idosos.

Por Felipe Llambias, do Correio do Brasil

China Photos / Getty Images

Segundo a imprensa local, a polícia suspeita que os enfermeiros tenham matado até 200 pessoas usando injeções letais de ar ou morfina, supostamente com o objetivo de abreviar o sofrimento dos pacientes.

“Descrevemos essa como uma situação dramática. (É) muito doloroso e repugnante termos assassinos dentro de uma equipe de cuidados à saúde”, disse o vice-ministro da Saúde, Lionel Briozzo, a jornalistas.

“Quero ser muito claro a esse respeito: houve pessoas aqui que quiseram matar”, afirmou Briozzo, anunciando o início de uma investigação sobre o eventual descumprimento de regras que poderiam ter evitado as mortes.

Os enfermeiros Marcelo Pereira, de 38 anos, e Ariel Acevedo, de 49, declararam à Justiça que mataram os idosos por pena, a fim de abreviar seu sofrimento. “Eles admitiram numerosas situações idênticas, dizendo que administraram medicações em muitas pessoas para causar suas mortes”, relatou a jornalistas o juiz Rolando Vomero.

Ele disse que as vítimas tinham doenças graves, mas não estavam em estado terminal.

Pereira e Acevedo, que se conheciam, mas não sabiam das ações um do outro, foram indiciados no domingo, após meses de investigações policiais.

O caso causou perplexidade entre os 3,4 milhões de uruguaios, e a oposição pediu a demissão do ministro da Saúde, Jorge Venegas.

Vários casos semelhantes já foram registrados em outros países. Há seis anos, na Alemanha, uma enfermeira foi condenada por matar 28 idosos usando injeções de um coquetel letal, na maior série de homicídios registrada no país após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Naquele mesmo ano, nos EUA, um enfermeiro admitiu ter matado 22 pessoas com uma injeção letal ao longo de 16 anos no Estado de Nova Jersey.

 

+ sobre o tema

Noiva Negra: O importante em um vestido é a mulher que o está usando

  Depois de conversarmos sobre cabelo e maquiagem, agora é...

Festival de Imagens Periféricas apresenta a multiplicidade cultural de São Paulo através da fotografia

Aproximando territórios historicamente segregados o FIP – Festival de Imagens...

“Encontros Temáticos da Comunidade Negra” lança blog

O Programa de Extensão da Universidade Federal de Juiz...

para lembrar

Advancing the cause of racial equity in Brazil

Andrés Thompson Race is an area that is...

Canadá: Senator urges blacks to ‘rise up and claim our rightful place’

OTTAWA — Blacks in Canada need to unite, rise...

“É Tudo Nosso”

"É Tudo Nosso" é o novo programa da Rede TVT em...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=