USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Foto: Weber Sian/A Cidade

A USP assinou acordo de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) para participar de forma experimental do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A medida foi publicada nesta quarta-feira (07) no Diário Oficial da União.

Pelo texto, o acordo pretende criar um projeto experimental para desenvolver estudos e pesquisas aprofundadas sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em especial o Enade. Com a nova parceria, a USP participará do ciclo de avaliações do Sinaes. O acordo durará três anos.

Diferentemente da Unicamp e Unesp, a USP era a única universidade estadual paulista que ainda não tinha participado do Enade. O exame é aplicado a estudantes de graduação a fim de medir a qualidade do ensino superior, levando-se em conta o conteúdo de cada curso.
Estudantes da USP já poderam participar do Enade neste ano. Todas as instituições de ensino devem inscrever seus alunos até o dia 16, com provas sendo aplicadas em 24 de novembro. Nesta edição, o Enade avaliará os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Vale lembrar que, para obter o diploma de conclusão do curso, o aluno pode precisar prestar o Enade. Para esta edição, devem fazer o exame os que tenham iniciado o respectivo curso este ano, os concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013 e estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso até 16 de agosto.

O Enade é um dos principais componentes do Sinaes, que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, das instituições e dos cursos. Além do exame, o sistema de avaliação inclui a verificação do corpo docente, as instalações e infraestrutura das instituições.

 

Fonte: Globo

+ sobre o tema

para lembrar

Programa de Pós-Graduação em Direito disponibiliza vagas voltadas a indígenas e a quilombolas

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal...

Tem racismo na escola sim. É só perguntar às crianças negras

A semana passada fomos atingidas por uma notícia dolorosa....

Enem 2023: O que pode anular uma redação? Entenda em oito pontos

A redação no Enem é decisiva para o ingresso...

Ensino médio testa saídas contra desinteresse e evasão escolar

Reforma do currículo escolar é um dos pontos vistos...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=