USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Foto: Weber Sian/A Cidade

A USP assinou acordo de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) para participar de forma experimental do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A medida foi publicada nesta quarta-feira (07) no Diário Oficial da União.

Pelo texto, o acordo pretende criar um projeto experimental para desenvolver estudos e pesquisas aprofundadas sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em especial o Enade. Com a nova parceria, a USP participará do ciclo de avaliações do Sinaes. O acordo durará três anos.

Diferentemente da Unicamp e Unesp, a USP era a única universidade estadual paulista que ainda não tinha participado do Enade. O exame é aplicado a estudantes de graduação a fim de medir a qualidade do ensino superior, levando-se em conta o conteúdo de cada curso.
Estudantes da USP já poderam participar do Enade neste ano. Todas as instituições de ensino devem inscrever seus alunos até o dia 16, com provas sendo aplicadas em 24 de novembro. Nesta edição, o Enade avaliará os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Vale lembrar que, para obter o diploma de conclusão do curso, o aluno pode precisar prestar o Enade. Para esta edição, devem fazer o exame os que tenham iniciado o respectivo curso este ano, os concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013 e estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso até 16 de agosto.

O Enade é um dos principais componentes do Sinaes, que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, das instituições e dos cursos. Além do exame, o sistema de avaliação inclui a verificação do corpo docente, as instalações e infraestrutura das instituições.

 

Fonte: Globo

+ sobre o tema

A cobertura midiática das escolas ocupadas: silêncio e criminalização

Como em vários momentos da história, a imprensa, quando...

De jaleco e cocar, índia terena se forma em Nutrição e faz festa na aldeia

Aos 24 anos, Nilzanir Torres Martins foi a primeira...

Quatro estados brasileiros começam a implantar iniciativa da ONU ‘Escola sem Machismo’

“Divida, inicialmente, o quadro em três colunas e, em plenária,...

Trabalhe no Instituto Moreira Salles

IMS Paulista Do IMS Em julho de 2017, o Instituto Moreira...

para lembrar

Fátima Oliveira: Candidatos parecem morar em bolha, nada a ver com a perda de direitos

O novo cenário nacional das eleições municipais de 2016 Por Fátima...

Como o Reino Unido está promovendo o debate de gênero e sexualidade nas escolas

Ninguém nasce machista, homofóbico, racista ou transfóbico. Aprendemos a...

A academia e seus comportamentos patológicos

A obsessão com o aumento da quantidade de publicações...

Prefeitura manda arrancar páginas de livros escolares com união entre gays

Decisão veio após reunião entre prefeito e vereadores de...
spot_imgspot_img

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira 21, de audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, da qual...

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...
-+=