Vírus resistente a remédio

Fonte: O Dia Online –

 

Dinamarca registra 1º caso de paciente com gripe suína que não responde a tratamento com Tamiflu

 

Copenhagen – O primeiro caso de resistência ao tratamento da gripe suína com o antiviral Tamiflu, do laboratório suíço Roche, foi registrado ontem na Dinamarca. O remédio é a principal substância indicada contra a doença que avança no mundo, atingindo cerca de 71.000 pessoas em mais de 100 países.

O paciente foi curado com outro tipo de medicamento, mas o episódio gerou preocupação entre especialistas. Segundo eles, os vírus influenza – como o H1N1, que provoca a gripe suína – têm grande capacidade de mutação. A exposição exagerada ao remédio poderia aumentar o risco de ele se tornar resistente, e o Tamiflu deixaria de fazer efeito contra a doença.

 

Essa possibilidade foi citada como o motivo que levou o Ministério da Saúde brasileiro a restringir a medicação, apenas aos casos mais graves. Antes, todo paciente com suspeita da gripe era medicado com o Tamiflu até 48 horas após o início dos sintomas. Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em reunião com o presidente Lula, disse que “a situação está sob controle”, mas que “o País está em alerta absoluto”. Ontem, o Reino Unido passou a fazer parte da lista de destinos para os quais o Ministério da Saúde recomenda evitar, junto com Argentina, Chile, EUA, México, Austrália e Canadá.

 

GRIPE NAS ESCOLAS DO RIO


O Rio teve mais um caso confirmado da doença ontem. Trata-se de um professor da Escola Parque, de Ensino Fundamental, que contraiu a gripe, segundo comunicado do colégio, na Gávea. Outros cinco alunos estão de quarentena desde o dia 19. As aulas não foram suspensas. Já o Colégio Princesa Isabel, em Botafogo, mesmo sem registro da doença, antecipou as férias de seus 500 alunos. Na semana passada o Santo Inácio também suspendeu as aulas de seus 4.900 alunos por causa da gripe.


Situação crítica no sul do Brasil

 

Mais um município gaúcho – Itaqui – declarou ontem estado de emergência devido à gripe suína. O decreto informa que a medida foi tomada por causa da proximidade com fronteira argentina, além da chegada do inverno.

 

O mesmo ocorrera em outra cidade, São Gabriel, na semana passada. Ontem, em Erechim (RS), foi enterrado o caminhoneiro Vanderlei Vial, que morreu domingo com a doença.

 

A ministra da Saúde da Argentina, Graciela Ocaña, renunciou ao cargo ontem, no momento em que o seu país enfrenta agravamento da pandemia. Ela estaria frustrada com a falta de apoio do governo, mas esperou o término das eleições legislativas de domingo.

 

Matéria original: Vírus resistente a remédio

+ sobre o tema

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

para lembrar

PSDB orienta candidatos regionais a pedir voto para Serra na TV

Por: Marcela Rocha   Presidente do PSDB e...

Políticos que votam impeachment são acusados de mais corrupção que Dilma, diz jornal americano

A crise política brasileira continua atraindo as atenções da...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...
-+=