‘Washington Post’ e ‘New Yorker’ anunciam apoio a Obama

Dois dos principais veículos da imprensa norte-americana, o jornal The Washington Post e a revista The New Yorker, anunciaram nesta semana seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na eleição presidencial de 6 de novembro, na qual Obama enfrentará o ex-governador Mitt Romney. O endosso, como é chamado nos Estados Unidos, é uma tradicional forma de a imprensa do país, uma das mais desenvolvidas e independentes do mundo, recomendar voto a seus eleitores sem perder sua independência jornalística.

Em editorial publicado nesta quinta-feira, o Post faz duras críticas a Obama. O jornal afirma que Obama “alienou o Congresso e empresários ao se isolar numa Casa Branca impermeável que consegue ser arrogante e melindrada” e lamenta ele não ter conseguido aprovar uma reforma fiscal bipartidária, nem uma reforma da imigração ou uma política de combate às mudanças climáticas. O jornal, entretanto, lembra que Obama herdou a “bagunça” deixada por George W. Bush e conseguiu manter a economia do país funcionando após um momento “assustador”, e aprovou uma reforma da saúde que acabará com o “escândalo” de 45 milhões de norte-americanos não terem seguro de saúde.

Para o Post, Romney adotou a ideologia de seu partido, que “desafia a realidade”, segundo a qual os impostos podem sempre cair, mas nunca serem aumentados. O jornal manifestou particular preocupação com as frequentes mudanças de opinião de Romney a cerca de vários assuntos, como política externa, direitos de homossexuais, imigração, aborto e a reforma da saúde, e que é impossível saber se o “Mitt moderado” é quem vai governar. Para o jornal, a peça central da campanha de Romney, cortes de impostos, “iriam abrir um buraco maior ainda no orçamento federal, piorando a desigualdade econômica”. O jornal encerra dizendo que Obama, principalmente se tiver uma oposição do Partido Republicano que pare de usar uma estratégia de “terra-arrasada”, é “de longe uma escolha melhor” para os próximos quatro anos.

A revista The New Yorker, por sua vez, afirma que a chapa com Mitt Romney e seu vice, Paul Ryan, representa uma “visão constrita e retrógrada” dos Estados Unidos. A revista diz, também em editorial, que só Obama, um político com “profundo senso de justiça e integridade”, é capaz de tentar reverter a desigualdade social, que só aumenta três décadas. Para a revista, a reforma da saúde e as medidas para reverter a recessão são reveladoras desta característica de Obama.

A menos de duas semanas da eleição nos Estados Unidos, diversos veículos de imprensa já divulgaram seus endossos. Do lado de Obama estão jornais como o Los Angeles Times, o Denver Post e Philadelphia Inquirier. Apoiando Romney estão o New York Post, o Orlando Sentinel e o Houston Chronicle.

 

Fonte: Carta Capital 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

BAURU: Secretaria da mulher promove curso de cuidadores de pessoa com deficiência

Fonte: Rede Bom Dia - A Secretaria Municipal dos...

CNT/Sensus: Dilma tem 50,3% e Serra, 37,6%

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na véspera do segundo turno confirma...

Mesmo com ADPF das Favelas, Rio registra 61 chacinas em 2021, aponta relatório

Apesar de uma decisão de agosto de 2020 do STF (Supremo...

Evangélicos fazem do Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Ministério da Fé

Um pastor da Assembléia de Deus, mesma igreja freqüentada...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=