‘Washington Post’ e ‘New Yorker’ anunciam apoio a Obama

Dois dos principais veículos da imprensa norte-americana, o jornal The Washington Post e a revista The New Yorker, anunciaram nesta semana seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na eleição presidencial de 6 de novembro, na qual Obama enfrentará o ex-governador Mitt Romney. O endosso, como é chamado nos Estados Unidos, é uma tradicional forma de a imprensa do país, uma das mais desenvolvidas e independentes do mundo, recomendar voto a seus eleitores sem perder sua independência jornalística.

Em editorial publicado nesta quinta-feira, o Post faz duras críticas a Obama. O jornal afirma que Obama “alienou o Congresso e empresários ao se isolar numa Casa Branca impermeável que consegue ser arrogante e melindrada” e lamenta ele não ter conseguido aprovar uma reforma fiscal bipartidária, nem uma reforma da imigração ou uma política de combate às mudanças climáticas. O jornal, entretanto, lembra que Obama herdou a “bagunça” deixada por George W. Bush e conseguiu manter a economia do país funcionando após um momento “assustador”, e aprovou uma reforma da saúde que acabará com o “escândalo” de 45 milhões de norte-americanos não terem seguro de saúde.

Para o Post, Romney adotou a ideologia de seu partido, que “desafia a realidade”, segundo a qual os impostos podem sempre cair, mas nunca serem aumentados. O jornal manifestou particular preocupação com as frequentes mudanças de opinião de Romney a cerca de vários assuntos, como política externa, direitos de homossexuais, imigração, aborto e a reforma da saúde, e que é impossível saber se o “Mitt moderado” é quem vai governar. Para o jornal, a peça central da campanha de Romney, cortes de impostos, “iriam abrir um buraco maior ainda no orçamento federal, piorando a desigualdade econômica”. O jornal encerra dizendo que Obama, principalmente se tiver uma oposição do Partido Republicano que pare de usar uma estratégia de “terra-arrasada”, é “de longe uma escolha melhor” para os próximos quatro anos.

A revista The New Yorker, por sua vez, afirma que a chapa com Mitt Romney e seu vice, Paul Ryan, representa uma “visão constrita e retrógrada” dos Estados Unidos. A revista diz, também em editorial, que só Obama, um político com “profundo senso de justiça e integridade”, é capaz de tentar reverter a desigualdade social, que só aumenta três décadas. Para a revista, a reforma da saúde e as medidas para reverter a recessão são reveladoras desta característica de Obama.

A menos de duas semanas da eleição nos Estados Unidos, diversos veículos de imprensa já divulgaram seus endossos. Do lado de Obama estão jornais como o Los Angeles Times, o Denver Post e Philadelphia Inquirier. Apoiando Romney estão o New York Post, o Orlando Sentinel e o Houston Chronicle.

 

Fonte: Carta Capital 

+ sobre o tema

É a educação, ministro! por Muniz Sodré

Por Muniz Sodré* Greve de professor é mesmo greve?...

Criador do Models.com elogia Raquel Zimmermann, aposta em sucessoras e desdenha as atrizes

No mundo das passarelas da moda, o site Models.com...

A atual crise político-social demanda profetas

O profetismo é um fenômeno não somente bíblico. É...

Dilma rebate FHC e exalta ‘herança bendita’ de Lula

Em nota, presidente responde a tucano e diz que...

para lembrar

Lula anuncia criação de universidade para estudantes africanos e brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje...

Web Summit: SOS Racismo congratula-se com decisão de retirar convite a Le Pen

A associação SOS Racismo congratulou-se hoje com a decisão...

Site de ONGs exibirá os “ficha-limpa”

Por: ELTON BEZERRA   Objetivo de organizações é...

Obama emociona público ao cantar ‘Amazing Grace’ em funeral em Charleston

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez um...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...
-+=