Zumbi, Gardel e Ban Ki-Moon

Enviado por / FontePor Sérgio São Bernardo

O Tango conhecido na voz romântica e triste de Carlos Gardel, ao expressar uma das facetas do povo argentino e do mundo europeu, tem recebido substanciais pesquisas que atestam as influências da musicalidade afro-americana em sua formação. O reconhecimento de que as danças e as canções africanas nas Américas moldaram aquilo que denominou-se de Tango é um dado irrecusável. O Tango é negro! Esta é mais uma justiça histórica a favor das civilizações que formaram o mundo como o conhecemos.

A dança corporal que comunica entrelaçamentos e desejos, é a dança da aproximação, do toque e do convívio. A música e a poesia navegam melancolicamente na dança da sedução e do compartilhamento. È isso que significava o Tango para os africanos na América. No baile dos negros dançava-se Milonga como se fosse Tango, como nos diz Roberto Selles no livro “A história do Tango – La Milonga. Muito se festejava na Bacia do Plata enquanto morriam caudalosamente no barco ou no galpão, na guerra ou de doença, como ainda se morrem negros que dançam…

Este não é um debate pacífico, entretanto, a influência das manifestações culturais africanas, desde o Candombe (Batuque dos negros do Rio do Prata), o Tangano (origem Banto da palavra quilombo), até a Milonga e a Habanera (danças e músicas negras e caribenhas praticada no Rio do Plata), permeadas por suas corruptelas, hibridismos e recomposições plasmaram o Tango moderno. Levado para Europa no início do século XX foi adaptado a novas formas e instrumentos. Sofreu influências da musicalidade européia – Polca, Mazurca e o Tango Andaluz, e aqui nas Américas a musicalidade brasileira na Bacia do Plata, o toque do tambor e das tanguerias converteram-se na dança esquemática e erudita da alma portenha. Sua origem etimológica está na corruptela da palavra Tambor (que também é uma corruptela de shangó) e era o lugar onde os negros cultuavam os Candombes e a Milonga.

Já Oscar Natale, em seu livro “Buenos Aires, Negros y Tango” menciona que, desde as sociedades de negros mutualistas, perseguidas pelo Estado Argentino, entusiasmado pelas doutrinas raciológicas já se defendia abertamente o atavismo e a inferioridade dos hermanos do Plata, isso foi visto, por exemplo, na ação do governo de Martín Rodríguez em 1821 quando propôs a regulamentação dos bailes de Tambor, impedidndo sua proliferação.

Todas as sociedades são sociedades multiculturais e o nosso desafio é assegurar meios, os mais criativos e emancipatórios, de se viver e ter uma vida digna nos lembrando de onde viemos e o que queremos. Como Zumbi nunca morre e nunca deixa de lutar por seus ideais de liberdade e justiça, inspiremo-nos no Tango que compartilha laços após cotidianos dissabores. Se nada aprendemos com o Tango nas últimas dezenas de anos e não soubemos dançar o compartilhamento numa região onde milhões foram massacrados, dancemos o Tango, com Zumbi, Gardel e Ban Ki-Moon no Ano Internacional da Afrodescendência no mais inebrioso dos perfumes de uma vida plural e justa!

*Sérgio São Bernardo, Advogado, Mestre em Direito Público-UNB e Professor da Uneb.

+ sobre o tema

Tia Ciata

A imagem que temos hoje de Tia Ciata surgiu...

Joaquim Barbosa

Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, Minas Gerais, 1954 - )...

Dos fazeres de Joel Rufino dos Santos. Três ou quatro obras em mote negro

Daruê, sabe esse livro aqui? – e mostro “O...

IPEAFRO: Vida e Obra de Abdias do Nascimento

Hoje, mais do que nunca, compreendo que nasci exilado...

para lembrar

“Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares”

Suspeitos de pichar a estátua se apresentaram na Delegacia...

20 de Novembro: Confira se a data é feriado em sua cidade

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil, no dia...

Abdias fala da Frente Negra Brasileira

Minhas primeiras experiências de luta foram na Frente Negra...

“O nascimento da crônica”, por Machado de Assis

Há um meio certo de começar a crônica por...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=