Alemanha oferece bolsas de estudos de até 2.750 euros a Brasileiros

A iniciativa faz parte do programa da chanceler Angela Merkel para estreitar relações com o Brasil

 Por Victor Ribeiro Do Blasting News

istockphoto

O programa de bolsa é novo e esse ano tem inscrições até o dia 15 de setembro. A iniciativa é da Fundação Alexander von Humboldt e conta com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha, assim como do Consulado Geral da Alemanha.

O país europeu está em busca de jovens líderes brasileiros e por isso está investindo nesses talentos para fazer aperfeiçoamento na Alemanha. O conceito principal por trás do programa – que já vem beneficiando diversos jovens de outros países – é o de fomentar a formação com recursos da Alemanha e promover o intercâmbio multicultural e networking.

Na opinião do Dr. Damian Grasmuck, brasileiros que levam a sério e desejam potencializar suas carreiras têm uma grande chance com o programa. Ele foi o responsável por realizar uma palestra sobre a bolsa no Brasil, que contou com a participação de mais de 150 pessoas interessadas.

Em função de o Brasil ter começado a participar do programa recentemente, em 2013, ainda é limitado o número de bolsas oferecidas. A ideia, no entanto, acredita o Dr. Damian Grasmuck, é que o programa cresça nos próximos anos e que isso estreite os laços de relação entre Brasil e Alemanha.

O programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, além do Brasil, contempla jovens de todos os cantos do mundo, como: Índia, Estados Unidos, China e Rússia. Portanto, são cinquenta jovens que todos os anos têm a oportunidade de realizar os seus projetos – tudo isso patrocinado pela Alemanha.

Requisitos

Ao final da bolsa, espera-se que os bolsistas apresentem seus projetos pessoalmente à chanceler da Alemanha Angela Merkel. Entre os requisitos para a obtenção da bolsa, estão: possuir inglês fluente (ou alemão) e ter formação superior completa. Também é necessário apresentar uma carta de recomendação para a pesquisa. O investimento mensal da Alemanha em cada bolsista é de 2.150 euros e 2.750 euros – a variação dependerá das qualificações do candidato.

Como bônus, a bolsa ainda oferece cursos de alemão, despesas com a viagem e suporte para a família do bolsista acompanhá-lo. Nos primeiros dois meses de programa os escolhidos participarão de aulas intensivas de alemão e nos meses seguintes eles se encontrarão com os demais bolsistas para desenvolver os seus projetos.

As inscrições para a bolsa já estão abertas no site da fundação. Os escolhidos iniciarão a bolsa em outubro do ano seguinte, 2016.

Confira oportunidades parecidas na Dinamarca e Inglaterra.

+ sobre o tema

para lembrar

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

Diversidade na Educação Reflexões e Experiências

O presente livro, publicado originalmente no Brasil pela Unesco,...

A família mais Inteligente da Inglaterra é Negra

Essa informação você não vai ver na mídia brasileira... Do ...

USP abre seleção para estudos das “escrevivências” com Conceição Evaristo

Estão abertas as inscrições para seleção de três alunos...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=