Angolanos disputam prémios africanos

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios MTV África Music Awards, cuja gala de divulgação dos vencedores  da presente edição está marcada para o dia 22 de Outubro, em Joanesburgo, na África do Sul.

Os músicos angolanos estão indicados para melhor artista lusófono, num total de 17 categorias, divididas por géneros, ritmo e regiões ou língua, numa edição que acontece no espaço no Ticketpro Dome, depois de duas edições seguidas em Durban e uma em Lagos, Abuja (Nigéria) e Nairobi (Quénia).

C4 Pedro, NGA e Preto Show têm como concorrentes directos a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas.

A nomeação dos artistas nacionais, que volta uma vez mais a estar em evidência em prémios da música africana, mostra uma vez mais o reconhecimento da qualidade da música angolana além-fronteiras.

A carreira de C4 Pedro é uma prova de que os angolanos têm vindo a crescer consideravelmente. O músico e produtor assinou, em Janeiro deste ano, um contrato com a Sony Music com sede em Lisboa, para edição e distribuição do álbum “King Ckwa” a nível mundial, por dois anos.

O artista fixou residência no exterior devido à sua agenda e está indicado noutros prémios que distinguem os criadores da música moderna feita por africanos.

C4 Pedro concorre aos prémios All Africa Music Awards, nas categorias álbum do ano e melhor artista masculino do Centro de África, e African Muzik Magazine Award, para artista do ano, melhor artista masculino da África Central e prémio Ultrapassando Fronteiras com a Música.

NGA é outro artista com participação regular em prémios, sendo o mais famoso o Palop’s Music Stars 2015, onde arrebatou os troféus de produção musical, vídeo do ano e hip hop do ano, com o tema “Normal”.

Preto Show concorre ao seu primeiro prémio individual, depois de ter saído do grupo The Groove, com o qual gravou o álbum “Segura o corpo”. A sua voz contribuiu para que o tema “Wawera”, de  DJ Darcy, vencesse na categoria de melhor colaboração, dos prémios African Entertainment Awards. Os angolanos que já venceram este prémio nas edições passadas são Ary, melhor artista da lusofonia, em 2015; Anselmo Ralph, que ficou o mesmo troféu, em 2014; e Cabo Snoop, em 2010.

A gala de divulgação dos vencedores é transmitida pelo canal MTV Base, na posição 322, da DSTV, e MTV, posição 130.

O MTV África Music Awards distingue também a personalidade do ano, artista da década, artista masculino e feminino, melhor artista francófono, artista revelação, melhor artista internacional, artista africano que mais evoluiu, melhor performance, melhor grupo, música do ano, melhor colaboração, videoclipe, hip hop, pop/música alternativa e prémio liderança.

Os prémios MTV Africa Music Awards foram criados em 2008, pela então estação televisiva MTV Networks África, hoje Viacom International Media Networks África, para distinguir a música contemporânea mais popular em África e os artistas residentes, além daqueles cujas carreiras têm forte influência em artistas africanos, nos quais se destacam o kizomba, afro beat, kwaito, afro jazz, afro house, r&b e soul music.

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Leia prefácio de Chuck D do Public Enemy ao livro O dia em que James Brown salvou a pátria

Prefácio Lembro do impacto inicial que o Poderoso Chefão do...

Michael Jackson: Fãs não podem se aproximar de túmulo

Michael Jackson: Fãs não podem se aproximar de túmulo. Os...

“Morar junto não é casamento. Quero me casar na igreja”, conta a atriz Juliana Alves

A atriz Juliana Alves, a Clotilde de "Ti-Ti-Ti", contou...

Pele negra exige cuidados diferenciados

A pele negra tem vantagem em relação à branca...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=