Escrever em Veneza

Alguns amigos e muitos conhecidos me perguntam se eu tenho um lugar preferido para escrever. Eles querem saber se escrevo na sala, no quarto, ou até na cozinha. Penso que para escrever só é imprescindível ter uma base. Seja mesa, prancheta, pernas. Isso para escritores em situações corriqueiras.

O prosador Graciliano Ramos precisou de apenas um lápis (talvez de três) para começar, no presídio, o seu Memórias do Cárcere. Por sinal, quem o mandou prender foi Getúlio Vargas – aquele presidente que se matou há exatos sessenta anos. O americano Ernest Hemingway – autor de delícias como O Velho e o Mar (se você ainda não leu, sugiro que o faça, pois é bom demais) – parece que curtira escrever em pé.

Assim como Clarice Lispector – romancista, contista e cronista de primeira qualidade – punha a máquina de escrever no colo e teclava palavras incendiárias de pura literatura. Já o autor do Auto da Compadecida, mestre Ariano Suassuna, gostava mesmo de escrever deitado na cama ou na rede. Sem falar em escritores que apreciam trabalhar no banheiro, ou em mesinhas de botecos, ou debaixo de mangueiras.

Respondendo à pergunta do primeiro parágrafo, eu, uma escriba modesta e sem nenhuma obra para citar, além de textos frugais em meios mais voláteis ainda, respondo que meu lugar dos sonhos para escrever é Veneza, norte da Itália. Uma cidade sitiada pela água é exata metáfora da aventura da escrita.

A primeira coisa a fazer ao chegar em Veneza é jogar fora mapas de localização. São inúteis. O melhor de tudo é errar por suas pontes, ruelas e becos que sempre dão nas águas. Inebriar-se da mais-do-que-feliz junção de natureza e arquitetura. Admirar as construções incrustadas de histórias e os canais trazendo a lembrança dos igarapés da Amazônia, só que urbanizados.

Para escrever, também é necessário jogar fora mapas e esquemas. Livrar-se de qualquer coisa que recorde um caderno contábil ou manual de eletrodoméstico. É recomendável deixar o espírito aberto e disposto a tropeçar nos caminhos. Também deixá-lo corajoso para se levantar e seguir até a próxima vírgula.

Repenso. Veneza não precisa estar em Veneza. Ela pode ser o Pelourinho em Salvador, Santa Tereza no Rio de Janeiro, Icaraí em Niterói, Vila Madalena ou Sapopemba em Sampa. Afinal, o que conta é a vontade e o trabalho de surpreender o outro com o cinema das palavras.

Imagem: Régine Ferrandis, de Veneza.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Ministro do Trabalho confirma: Temer é comunista, Temer é dos nossos

Atenção: Texto com altas doses de ironia. Interprete com...

Vem aí o Partido dos Negros

O carioca Celso Athayde, 53 anos, o grande ativista...

10/10 – Segundo turno: Dilma com 54% dos votos válidos contra 46% de Serra

  Datafolha mostra Dilma com 54% dos votos...

Teste seus conhecimentos: você tem os políticos no bolso?

Por: Leonardo Sakamoto   Organizei um rápido teste...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=