#‎SomotodosMacacos‬? – por Felipe Soares

Texto enviado para o Portal Geledés

Essa brincadeira de ser chamado de macaco sempre me incomodou durante a infância principalmente na escola. Não é fácil ser excluído sendo chamado de macaco durante a infância e adolescência.

Agora de uma hora pra outra é legal ser macaco…

Agora “todos somos macacos” porque não foi você que foi chamado de macaco.

Porque até hoje ser chamado de macaco sempre vem com uma carga depreciativa…

Agora é legal? Não mesmo. ‪#‎EuNÃOsouMacaco‬.

Parafraseando o Secretário da Igualdade Racial, Viridiano Custódio “Isto reforça estereótipo que o movimento negro brasileiro tenta combater há anos.

“Outra coisa… essa campanha foi criada por uma agência publicitária que trabalha para Neymar (que não se considera negro). Entende?

Aposto que quem criou esta campanha é branco e não entende nada da luta de anos dos movimentos negros. Nunca sentiu na pele a dor do preconceito.

Neste momento famosos inserem em suas redes sociais fotos comendo banana. Sem nenhum discernimento do que realmente se trata.

O problema é que eles são referência para muito dos nossos que acabam compartilhando esta bobagem sem refletir.

Em pouco mais de 24hrs o #SomosTodosMacacos já até virou uma fanpage e já tem mais de 2200 likes. Além da grife de Luciano Hulk já criar a camisa e colocar a venda online.

Tudo acaba virando market.

Gostaria de citar um trecho do livro “A guerra não declarada na visão de um favelado” do Eduardo Taddeo ( rapper ex integrante do Facção Central ).

“Invejo a ignorância dos animais irracionais, que não adquiriram o conhecimento que converte a violência em negócio. Invejo a ignorância dos animais irracionais, que não aprenderam a lucrar em cima do cadáver do mais indefeso.”

Pensando por esta ótica.. até invejo os macacos e todos outros animais.

 

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=