15 museus recebem programação especial sobre Direitos Humanos

Espaços recebem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o tema “Solidariedade Derrubando Muros”

Do Catraca Livre

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, os Museus da Secretaria da Cultura do Estado se mobilizam pelo terceiro ano consecutivo para realizar a ação Sonhar o Mundo. Com o tema “Solidariedade Derrubando Muros”, a iniciativa oferece uma programação diversificada de oficinas, debates, palestras, exibição de filmes, saraus, jogos e apresentações artísticas que tem como objetivo estimular a reflexão sobre solidariedade e direitos humanos.

Este ano, participam da ação todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado e o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio de programação e ações nas mídias sociais. Instituições de todo o estado também estão convidadas a participar.

Confira a programação:

Memorial da Resistência inicia suas atividades no dia 3 de dezembro, às 10h, com a intervenção “Totem Solidariedade X Direitos X Violação” e visitas mediadas com materiais sobre o tema da ação. No mesmo dia, às 15h00, acontece o sarau de rap e poesia com a participação de coletivos vinculados à luta pelos Direitos Humanos. No dia 9, às 9h, a programação terá uma manhã de memórias no Largo General Osório, com jogos desenvolvidos pela ação educativa do museu, e às 10h, o Cine Sonhar o Mundo apresenta uma sessão de documentário e debate sobre a temática da solidariedade e dos Direitos Humanos. No dia 10, às 14h, o sarau de rap e poesia encerra a programação com a participação de instituições focadas no atendimento a famílias do entorno do Memorial e o microfone aberto ao público para apresentação de suas rimas e poesias.

Créditos: Patricia Carvalho Memorial da Resistência

No Museu Felícia Leirner, as atividades começam no dia 4 de dezembro, às 9h, com o lançamento de uma campanha virtual que convidará o público a compartilhar fotos que representem o tema “Solidariedade Derrubando Muros”. As imagens serão publicadas nas redes sociais da instituição. No dia 5, o espaço terá, às 10h e às 15h, a oficina de confecção de presentes e cartões de Natal que serão doados à instituição local como forma de exercer a solidariedade. Já no dia 9, às 15h, o museu promove um bate-papo sobre a solidariedade nos dias de hoje, com ênfase na região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Por fim, no dia 10, às 11h, haverá apresentação artística desenvolvida por projeto social da região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.

Museu da Diversidade Sexual terá, em todos os dias entre 5 e 10 de dezembro, às 10h, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Centro de Referência da Diversidade, a Casa1 e o Cursinho Popular de Transformação, o Mutirão de Retificação de Nominal para travestis e mulheres e homens transexuais. No mesmo horário, o museu receberá doações de produtos de higiene pessoal para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans em vulnerabilidade. No período, os educadores da instituição realizarão visitas mediadas para o público com os artistas da mostra “Solidão” às 10h30 e às 16h30.

Museu da Casa Brasileira promove uma série de oficinas em sua calçada para integração dos transeuntes com os conteúdos do museu. No dia 6, das 10h30 às 12h, acontece o “Desenho sua Casa”, em que Marcos Gorgatti, educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou fotografia. No dia 7, das 10h30 às 12h, o espaço promove “Que objeto é esse?”, que convidará as pessoas que passam na calçada a participarem de uma oficina de observação focada em objetos de uso cotidiano. Já no dia 8, das 11h às 13h, a atividade “A Casa Estampada” oferecerá ao público noções básicas de serigrafia, enquanto os participantes poderão estampar uma peça em um pano de prato para levar para casa.

Museu Índia Vanuíre apresenta, no dia 5, às 9h, a palestra “Os Direitos da Mulher”, ministrada pela delegada da Mulher doutora Cristiane Braga, e a secretária de Serviços Sociais Telma Tulim. No dia 6, também às 9h, o psicólogo e membro da Comissão de Direitos Humanos Maico Fernando Costa, a doutoranda em psicologia Bruna Amaral Dávalo, a presidente da Umont Marisa Silva, e a líder indígena Kaingang da Terra Indígena Vanuíre Dirce Jorge ministram a palestra “Empoderamento Feminino”; às 19h, haverá um sarau de poesias sobre a Declaração Universal de Direitos Humanos e o lançamento do livro do palestrante Oswaldo de Camargo. No dia 7, às 9h, o museu realiza uma mesa redonda sobre o tema “Construir uma Sociedade mais Justa e Solidária”. Por fim, no dia 10, a programação começa às 9h com o lançamento de um jogo interativo que busca a reflexão e o conhecimento sobre os temas Direitos Humanos e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Museu do Café terá atividades a partir do dia 5, às 9h30 e às 14h30, com a oficina artística “Desconstruindo Muros, Construindo Murais”, que abordará a temática dos Direitos Humanos por meio da elaboração de um mural de grafite e stencil. No dia 7, às 15h, o espaço apresenta uma palestra sobre Direitos Humanos. No dia 8, às 15h, apresenta o curta metragem “Garoto Barba” acompanhado de debate. E no dia 9, às 10h30, realiza a ação educativa “Peneira do Saber”, em que será utilizada uma peneira para ofertar frases aos visitantes com o objetivo de despertar reflexões e diálogos sobre os direitos humanos.

Museu Casa de Portinari recebe, no dia 6, às 18h, o Miss São Paulo Gay Gerald Pizzi, para um bate-papo com o público sobre sua trajetória de vida. No dia 9, promove, às 9h, uma caminhada solidária até o asilo Lar da Fraternidade, onde haverá uma apresentação musical para idosos. E no dia 10, às 10h, realiza o “Domingo com Arte”, a fim de incentivar os artistas regionais e aproximar o público das artes e da cultura.

Museu de Arte Sacra terá, nos dias 7 e 9, das 15h às 18h, atividade em conjunto com a Cia Mungunzá, em que os visitantes serão convidados para uma deriva no território de forma a percebê-lo em suas múltiplas dinâmicas. A proposta envolve um percurso que interliga dois espaços, na perspectiva de redirecionar o olhar a lugares e sujeitos, por vezes despercebidos na paisagem urbana. A partir deste roteiro, serão discutidas questões em torno do tema “direitos humanos e direito à cidade”.

Museu Afro Brasil realiza, no dia 8, às 13h, o encontro “Na Espiral da Memória – Reflexões sobre Territórios Afetivos”, sobre a relação entre combate ao racismo e a discussão sobre o direito dos idosos. No dia 9, apresenta, às 10h, o “Seminário Sonhar o Mundo sem Muros”, com contação de história e bate-papo a respeito da relação entre a narrativa ficcional e a luta pelos direitos de todos; às 13h30, o espaço realiza mesa redonda com convidados de diferentes instituições para discutirem ações cujo objetivo seja assegurar que todos os cidadãos tenham seus direitos garantidos; e às 16h acontece o sarau “Ginga d(e) versos”, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual.

Créditos: Nelson Kon Museu Afro Brasil

Casa das Rosas terá, no dia 8 de dezembro, às 19h, uma mesa de conversa com Lucimara Amorim, Amara Moira, Luara Erremays e Rodolfo Lima para refletir sobre questões de gênero. No dia 10, às 14h, Marco Pezão e Carolina Peixoto, dois importantes representantes do movimento de saraus em São Paulo, discutem o panorama pulsante do cenário.

Pinacoteca do Estado disponibiliza, no dia 9, às 11h, jogos que têm relação com o tema da ação “Sonhar o Mundo” para promover a interação de famílias e grupos. No mesmo horário, a procuradora regional da República em São Paulo, Inês Virgínia Prado Soares, palestrará sobre “Direitos Culturais”. Já no dia 10, às 10h30, o público poderá participar de visita educativa na exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, e às 11h, o PinaFamília oferecerá atividades para todas as idades.

Museu da Imigração realiza, no dia 9, às 15h30, o “Encontro de Formação – Museu da Imigração e Arsenal da Esperança”, em que os participantes serão convidados a conversar sobre os atuais usos da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Por fim, no dia 10, às 15h, acontece a apresentação do coral “Coração Jolie”, formado por crianças refugiadas.

Museu do Futebol promove, nos dias 9 e 10, às 11h, uma visita mediada com foco na abordagem do preconceito dentro do futebol e da sociedade. No dia 9, às 14h, acontece o jogo educativo “Respeita a Moça”, com perguntas sobre atletas e personalidades femininas de vários esportes. Já no dia 10, às 14h, o museu promove a atividade educativa “Futebol Acessível”, em que os participantes conhecerão itens do futebol com os olhos vendados.

Museu da Imagem e do Som – MIS apresenta, no dia 10 de dezembro, curta-metragem desenvolvido em parceria entre o museu e os moradores do CDHU, que conta como é morar em um conjunto habitacional, seguido de bate papo com os envolvidos no projeto. Também estará no museu até 17 de dezembro a exposição “Silêncio”, de Stess Panissi, sobre a catástrofe em Mariana, após o rompimento da barragem da mineradora Samarco. As imagens mostram cenários que carregam a história de famílias que costumavam viver ali: fragmentos das casas e ruínas de um lugar que agora só abriga o silêncio.

Créditos: Ding Musa Museu da Imagem e do Som (MIS)

Memorial da Inclusão realiza, no dia 4, uma visita ao museu e bate-papo com militantes do movimento social da pessoa com deficiência. No dia 5, apresenta o filme “De Escuros e Silêncios” seguido de debate com a produtora e coordenadora Cintia Alves. No dia 6, a instituição convida o público a explorar o espaço por meio de uma visita sinestésica utilizando os cinco sentidos, e no dia 7, promove oficina de Braille e Libras. No dia 8, haverá a oficina de material educativo acessível, em que o público aprenderá a confeccionar símbolos utilizados para representar vários tipos de deficiência de forma sensorial. No dia 9, encerrando a programação, o espaço oferecerá uma oficina de pintura com a boca e os pés. Todas as atividades serão às 14h.

Endereços

Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP

(11) 3335-4990

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada Gratuita

Acessibilidade no local

www.memorialdaresistenciasp.org.br

 

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão/SP

(12) 3662-6000

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Estacionamento gratuito no local

Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos

Acessibilidade no local

www.museufelicialeirner.org.br

 

Museu da Diversidade Sexual

Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518

(11) 3339-8078

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.mds.org.br

 

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

(11) 3032-3727

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

R$ 10,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados

Acessibilidade no local

www.mcb.org.br

 

Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã

Rua Coroados, 521, Centro – Tupã/SP

(14) 3491-2333

Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.museuindiavanuire.org.br

 

Museu do Café – Santos

Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP

(13) 3213-1750

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.com.br

 

Museu Casa de Portinari – Brodowski

Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP

(16) 3664-4284

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Entrada: ingresso voluntário

Acessibilidade no local

www.museucasadeportinari.org.br

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuartesacra.org.br

 

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP

(11) 3320-8900

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)

Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuafrobrasil.org.br

 

Museu da Diversidade Sexual

Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518

(11) 3339-8078

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.mds.org.br

 

Casa das Rosas

Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP

Estação Brigadeiro do Metrô (850m)

(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.casadasrosas.org.br

 

Pinacoteca

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3324-1000

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)

Estacionamento gratuito no local

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.pinacoteca.org.br

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP

Metrô Bresser-Mooca (900m)

(11) 2692-1866

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudaimigracao.org.br

 

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP

(11) 3664-3848

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (Bilheteria até às 16h00)|

Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00 (bilheteria até às 17h00)

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

www.museudofutebol.org.br

 

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)

Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP

(11) 2117-4777

Funcionamento: terça a sexta, (fechado às segundas) das 12h00 às 21h00 | sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita às terças-feiras. Aos sábados, acesso grátis às exposições do térreo e do acervo – consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos

Acessibilidade no local

www.mis-sp.org.br

 

Memorial da Inclusão

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda – São Paulo-SP

(11) 5212.3727 – (11) 5212.3700

http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/br

+ sobre o tema

Tradição de parteiras está no centro de incentivo ao parto normal na Grã-Bretanha

Até 2011,o índice de cesarianas realizadas no Reino Unido...

O perfil do empreendedor negro no Brasil

Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê...

Quando a religião é o ódio do povo

São extremamente graves os relatos recentes sobre imposição de...

“O massacre saiu do Carandiru e passou a ser cotidiano nas periferias e nas favelas”

Casa de Detenção Carandiru, 2 de outubro de 1992....

para lembrar

Brasil chega a 62 mortes e 408 mil casos prováveis de dengue

O número de casos prováveis de dengue no Brasil...

Eliminar a discriminação no trabalho é uma das metas do MPT

O alto índice de exclusão racial demonstrado em pesquisas...

Quebrar o silêncio ajuda a prevenir suicídios, dizem especialistas

O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são...

Gianca e Titi Civita escolheram ser detestados pelos brasileiros

Ao manter a Veja tal como ela vem...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=