Garotinha faz sucesso com orgulho pelo black power: ‘Não é peruca, eu sou preta!’

Um garotinha de apenas 4 anos vem fazendo o maior sucesso no Facebook com um vídeo em que exibe todo seu orgulho pelo cabelo black power que ostenta, mandando um recado a todos que fazem perguntinhas sem muita noção sobre suas madeixas.

Por Pedro Willmersdorf, do Extra 

Elis Cantanhede é filha da produtora carioca Renata Morais e, na última terça-feira, pediu à mãe para que a mesma gravasse um vídeo para que ela pudesse esclarecer algumas coisinhas.

elispost

Na gravação, Elis dispara, de forma bastante fofa e didática: “Oi, gente, tudo bem? Isso não é peruca, é meu cabelo. Ele já nasceu assim, só uso creme pra ele ficar pro alto. Não tenho cabelo liso, já nasci assim. E eu sou preta”. Confira.

Em seu perfil no Facebook, onde o vídeo já conta com 14 mil curtidas e mais de 25 mil compartilhamentos, Renata descreve o orgulho da filha cheia de personalidade: Gente não é peruca!!! A galera tem parado a gente na rua pra falar do cabelo e principalmente da cor dela. Elis Cantanhede vem de uma mãe preta e de um pai preto, seria muito estranho ela ser branca. Ela tem 4 anos e a certeza da sua cor, porém o espelho sempre mostra a diferença. Eu acho mega importante ela ter essa consciência e ter orgulho disso. Ela já me perguntou por que é mais clara e eu expliquei. Ponto. Hoje ela pediu vídeo e para a minha surpresa ela falou sobre isso. Eu realmente tô tendo a certeza que não estamos preparados pra ela. Obrigada por todo o carinho”.

renata

Ao EXTRA, Renata comenta a força e o poder demonstrados pela filha.

— Quando Elis tinha 3 anos, voltávamos de Brasília quando, no aeroporto, ouviu de uma outra garotinha da mesma idade: ‘Nossa, que cabelo feio!’. Ela ficou muito abalada. Então, vê-la demonstrando essa capacidade de se empoderar me deixa muito feliz — relata a mãe, cheia de orgulho.

Segundo Renata, a motivação para que Elis quisesse gravar o vídeo que vem bombando no Facebook surgiu de um incidente envolvendo a pequena em um evento do qual Renata participava atuando como produtora.

— Não presenciei a cena, mas alguém deve ter questionado o fato da Elis ser mais clara meu marido e eu. Estamos cansados de ouvir questionamentos sobre o cabelo dela, se fazemos alguma intervenção para deixá-lo crespo, já que ela não é ‘tão negra’.

elispaz

Renata, que também é mãe de Luiza, de 15 anos, acredita que a pequena Elis terá um futuro mais suave do que o presente vivenciado pela filha mais velha.

— Luiza é mais reservada, gosta de escrever, quer ser jornalista. Elis não pode ver um celular na mãe de alguém que já quer se exibir. Costumo dizer que a primeira é cult, a segunda é pop — define a mãezona, que ainda pontua que o movimento negro vive um grande momento — O racismo, claro, ainda é presente na sociedade, mas vivemos uma fase em que as pessoas estão se assumindo, o negro está deixando de ser coadjuvante para também ser protagonista da História.

E além de toda a personalidade em seu discurso, Elis ainda arrasa no passinho. Espia só:

+ sobre o tema

Um herói dos direitos humanos se foi.

Um herói dos direitos humanos se foi. Vamos celebrar...

Técnico do Milan alerta Ronaldinho após noitada em restaurante de Milão

Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, craque foi...

Leonardo DiCaprio vai produzir filme sobre equipe de ciclismo de Ruanda

Ruanda é um pequeno país na região central da...

para lembrar

Museus prestigiam as artistas negras que a história esqueceu

NATIONAL MUSEUM OF WOMEN IN THE ARTS, GIFT OF...

Mídia Étnica

    A revista da Americas Society, de Nova York, dá...

Quincy Jones entra com ação contra espólio de Jackson

  Jones acusa a gigante da musica e...

Nossa língua africana

“A proximidade entre o português arcaico e as línguas...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=