Ao encontrar Obama, ela não aguentou a emoção e fez o que também gostaríamos de fazer

Mari Copeny  é uma garotinha de oito anos que vive em Flint, no Michigan. Indignada com a crise que envolve a saúde pública em sua comunidade, ela resolveu escrever para a autoridade máxima do seu país: o presidente Barack Obama.

Do HuffPost Brasil

“Eu sou uma das crianças afetadas por essa água, e estou fazendo o meu melhor para protestar e falar por todas as crianças que vivem aqui”, contou ela em sua carta, onde pedia ainda para encontrar o presidente quando fosse a Washington.

Desde 2014, a água que sai das torneiras da cidade é turva e contaminada com alta concentração de agentes tóxicos. De acordo com a Reuters, o problema todo foi causado por uma falha do governo, que não soube tratar a água corretamente.

Obama esteve lá na quarta-feira (4) e, além de beber a água da cidade para assegurar à população que a situação está sob controle, também encontrou Mari.

O encontro já estava combinado desde o final do mês passado, quando Obama respondeu à carta da jovem.

“Você está certa ao dizer que os presidentes são geralmente ocupados, mas a verdade é que, na América, não há nenhum título mais importante do que o de cidadão. E eu estou muito orgulhoso que você esteja usando sua voz para falar em nome das crianças de Flint.”

A jovem, que conheceu Obama, também foi citada no discurso do presidente que comentou a gravidade da situação da comunidade, uma das com maior número de moradores afro-americanos. “Eu ficaria feliz de encontrar Mari em Washington, mas quando algo assim acontece, uma jovem menina não deve ir para Washington para ser ouvida. Eu pensei que seu presidente deve vir a Flint para encontrar com ela”.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

O familiar Homo ignorans

Que será a racionalidade? Um caminho para o conhecimento?...

Antônio David: O inevitável conflito social no Brasil

  Os rolezinhos e o que acontece no...

Edital para primeira infância no contexto da pandemia da Covid-19

Qual o pai ou a mãe que não quer...

Manifesto “Médicos pela Democracia”

Manifesto "Médicos pela democracia" "O correr da vida embrulha tudo; a...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=