Racismo à brasileira por Milla Carolina

É foda ser preto

O mais foda é quando roubam a nossa negritude. Quando um preto nasce, se ele não for filho de militante ou ter contato direto e constante com alguém que luta pelas e com as senzalas, essa criança terá a sua negritude roubada.

por Milla Carolina no Maluco Sonhador

A primeira química que fiz no meu cabelo, eu tinha 5 anos. Exatamente. Porque meu cabelo “armava muito” e assim seria possível “domar os cachos”. Nunca mais usei o meu cabelo natural. Estou em transição capilar há quase um ano e digo com franqueza: Não há um só dia em que eu não pense em desistir. Acontece que a minha negritude foi roubada de mim, pouco a pouco, diariamente. Toda vez em que me diziam que “cabelo liso é mais bonito”, ou quando os meninos escolhiam somente as brancas para se relacionar, ou quando rolavam as “piadinhas” e todo o grupo ria, ou ainda quando atravessavam a rua ao me ver, ou era perseguida pelos seguranças no shopping, eu tinha a minha negritude roubada. Desde que nasci, a sociedade tenta insistentemente me provar o quão “ruim” é ser negro e o quão “sortuda” eu era por ser “negra de pele clara”.

Eu demorei 22 anos da minha vida para começar a me entender como negra. Um dia eu me fiz a pergunta: Se eu estivesse no Brasil escravocrata, eu moraria na senzala ou na casa grande? Pronto. A negritude começou a aflorar e a partir daquele momento eu passei a entender o que é o racismo à brasileira.

Para quem não sabe, o Brasil passou por um processo de embranquecimento. A vinda do nono e da nona era majoritariamente para embranquecer e ajudar no progresso da população local, já que as brasileiras – miscigenadas – eram muito inférteis e pariam filhos improdutivos e preguiçosos, como as mulas. Daí o termo mulata.

Isso ficou enraizado na nossa cultura de tal forma que muitos negros, até hoje, negam a sua negritude. Porquê? Porque ela nos é roubada. O orgulho de ser negro, de subir um black, da pele escura, do nariz largo nos é roubado.

Uma vez eu estava conversando com um grupo de amigos sobre o holocausto e como os alemães se sentem sobre ele hoje em dia. Eu disse que o nazismo foi e sempre será uma das principais desumanidades na nossa trajetória, junto com a escravidão. Mas a diferença é que boa parte dos alemães entendem e assumem o que aconteceu ali (óbvio que sempre tem o saudosista do Reich que exalta a inteligência de Hitler e seus aliados deixando de lado as 6 milhões de mortes que tamanho “gênio” proporcionou). Não é assim no Brasil com relação a escravidão negra. O brasileiro não se assume racista. E como preta que sou digo-vos: se tem um país racista, é o nosso.

Poucas pessoas entendem a diferença da militância negra americana para a nossa: Como os EUA não passaram pelo processo de embranquecimento, a negritude norte-americana sente – desde o nascimento e de um modo geral – orgulho de assim o ser. Aqui não, ela é roubada.

Não nos ensinam sobre Dandara e Zumbi. Não toca racionais nas festas. Funk é coisa de preto, pobre e favelado. Angela Davis não é leitura obrigatória na academia (com muita luta, ela será citada em uma aula ou outra). E assim, o negro se sente obrigado a ceder ao atual processo de embranquecimento e a negar a si próprio.

Acontece que uma hora a luta te acha e te arma. Você toma para si de volta a sua negritude e passa a vestir preto por dentro e por fora.

Aos pretos que estão lendo esse texto: o racismo é foda.

Só que a nossa negritude é mais foda ainda.

Ser preto é foda.

+ sobre o tema

Policiais investigados por homicídio de João Pedro mudaram versões sobre disparos

Os três policiais civis investigados pelo homicídio do adolescente...

Audiência discute cotas para negros no serviço público

No mês da Consciência Negra, a Assembléia Legislativa de...

Alunos cotistas vão passar por fiscalização na Uerj a partir de 2015

Alunos estarão sujeitos às sanções penais, administrativas e civis. Ministério...

para lembrar

Saber afirmativo

Nas universidades brasileiras, as políticas de cotas promovem a...

Bolsonaro é processado por quilombolas de todo o país pelo crime de racismo

Conhecido por não medir palavras na hora de ofender...

“Mostrei quem eram os verdadeiros bandidos”

Há dois anos, Daniel Eustáquio lutava para provar que...

A branquitude não tem limites, inclusive no campo das esquerdas

A teoria antirracista, em geral, tem se dedicado a...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=