Nota de repúdio: Basta de violencia contra a mulher

Nós do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Anastácia bem como outros serviços que atendem na região de Guaianases e Lajeado, juntamente com os movimentos de mulheres vimos por meio desta nota, manifestar nosso total repúdio aos atos bárbaros de feminicídios que ocorreram na região e que endossam os índices alarmantes de violência contra a mulher.

Enviado para o Portal Geledés

Em especial, o caso de E.S assinada pelo seu ex-companheiro em meio à praça púbica no dia 21 de abril, aniversário da Cidade Tiradentes. Nossa indignação aumenta quando tivemos conhecimento que E.S registrou B.O nove meses antes de seu assassinato, por lesão corporal e ameaça e além de ter representado o B.O, soliciou medidas protetivas de proibição de aproximação e contato em face de seu ex – companheiro, porém a medida protetiva não foi expedida, mas tanto ela quanto familiares acreditava que estavam amparados pela justiça.

Além deste caso, somam-se outros relatos de assassiantos de mulheres que foram esfaqueadas, queimadas, estupradas e jogada em corrego, além dos relatos de assédio sexual que as mulheres vivenciamm diariamente, incluse em serviços públicos.

Cobramos das autoridades policiais e judicias plena efetivação da Lei Maria da Penha que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Dentre elas, a deliberação das Medidas Protetivas de Urgência que entre outras coisas, pode obrigar o agressor a se afastar da casa da vítima e o proibir de manter contato com a vítima e seus familiares. Dados confirmam a necessidade de tomar estas medidas, segundo pesquisa de 2010 da Fundação Perseu Abramo, cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos no país; uma em cada cinco mulheres afirmaram que já sofreram algum tipo de violência de um homem, conhecido ou não. O parceiro é responsável por 80% dos casos reportados.

Além da morbidade da justiça, os impactos do racismo patriarcal na experiência da violência doméstica para mulheres negras agrava essa situação. A taxa de homicídio de mulheres negras é o dobro da taxa das mulheres brancas, com relação aos estupros esse índice também é três vezes maior paras as mulheres negras e pobres que vivem nas regiões mais carentes de São Paulo, caso da Cidade Tiradentes e adjacência. A violência de gênero é marcante nas relações desiguais de poder entre homens e mulheres e relacionam-se intimamente com as opressões de raça, classe social, orientação sexual e outras formas de discriminação e preconceito. É por essa razão que denunciamos: o femicídio tem cor e endereço!!!

É necessário que as mulheres rompam com o silêncio que as aprisiona em relações de dominação e violência, mas é igualmente importante o envolvimento da sociedade, dos governos e demais órgãos públicos para a prevenção da violência contra a mulher, contribuindo e efetivando politicas públicas de combate a violência de gênero. Entre tantas urgências, nos manifestamos pela garantia dos direitos humanos das mulheres, que implica na plena efetivação da Lei Maria da Penha e por uma educação que favoreça uma cultura não sexista capaz de combater o machismo e a violência contra as mulheres e meninas.

DENUNCIE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

Ligue-180-editada

Assinam esse manifesto:

CDCM Anastácia; CDCM Viviane dos Santos; CDCM Mulher Ação; Supervisão de Saúde de Cidade Tiradentes e Coletivo Mulheres de Ori.

Nota de repúdio

+ sobre o tema

Precisamos falar sobre Andrei

Precisamos falar sobre Andrei Apolônio. Você o conhece? Ele...

Saiba quando um homem quer uma mulher – Por: XICO SA

Saiba quando um homem está a fim de uma...

para lembrar

Na mesma cela, 99 homens e 3 mulheres

Confinada com 99 homens num presídio em Pernambuco, Fernanda...

Quatro páginas do Facebook para conhecer mulheres incríveis

Sinto desapontar quem chegou aqui achando que receberia dicas...

Projeto que criminaliza homofobia aguarda designação de novo relator

O projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=