Você pode ajudar a criar um centro de acolhida para LGBTs expulsos de casa

Tenho pra mim que todo LGBT conhece alguma pessoa que foi expulsa de casa após sair do armário. Muitas vezes, o baque de se assumir gay para os familiares é tão grande, que provoca rompimento das relações, agressões físicas e até mortes.

Por  Nelson Sheep, do Superpride

Depois disso, temos inúmeros cidadãos desamparados, sem saber pra onde ir, sem ter pra quem pedir socorro. Mas isso pode mudar e você pode ajudar.

Conheça o jornalista Iran Giusti, que abre as portas de seu apartamento desde 2015 para receber LGBTs que foram expulsos de casa. O acolhimento caloroso foi se espalhando boca a boca e a demanda aumentou demais. Por conta disso, Iran resolveu expandir a ideia e criou o projeto Casa 1, um espaço de cultura e acolhimento que será localizado no centro de São Paulo.

O objetivo do local é funcionar como um centro de abrigo que vai proporcionar oportunidades de socialização para a vida dos abrigados, com palestras, cursos e workshops abertas ao público em geral. A Casa 1 também contará com o trabalho de voluntários para atender demandas específicas.

No entanto, para ser colocada em prática, a iniciativa precisa da colaboração do público. E para conseguir financiar essa empreitada, o jornalista lançou uma campanha coletiva para arrecadar fundos e, assim, pagar o aluguel do imóvel pelo período de um ano. Caso essa primeira meta seja alcançada, o intuito é garantir o atendimento de oito moradores, em média.

De acordo com Iran, a casa terá uma gestão autossustentável, e as próprias atividades deverão custear a manutenção do imóvel. Nós do Superpride e do Põe na Roda também declaramos nosso apoio a esse projeto e produzimos o documentário abaixo, para você entender um pouco o sofrimento de pessoas LGBTs que são expulsas de casa. Você vai se identificar!

+ sobre o tema

Precisamos retomar nossas raízes feministas

No Dia Internacional da Mulher, a colunista Stephanie Ribeiro...

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

O efeito Marielle na política brasileira

A policial civil Joelma Santos, de 36 anos, tenta...

para lembrar

As minas gordas

Se tua opinião fosse um halls eu até aceitava Por...

Hoje na História, 4 de abril de 1928, nascia Maya Angelou

Escritora norte-americana, cujo nome de nascimento é Marguerite Johnson,...

Em jantar de Estado, Michelle Obama rouba a cena

Os assuntos a serem tratados no jantar de Estado...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=