O que está acontecendo entre os atletas negros dos EUA e Donald Trump

Desde o ano passado que dezenas de jogadores negros da liga de futebol americano, e também da liga de basquete, têm protestado durante os jogos contra o racismo e a violência contra a população negra nos Estados Unidos. Trump está revoltado e pede a cabeça dos jogadores, o que só aumentou ainda mais o engajamento dos atletas negros e, indiretamente, a tensão racial histórica que já existe no país

Por Ivan Longo Do Revista Fórum

“Tirem esses filhas da p* do campo”. A frase é do presidente norte-americano Donald Trump e foi proferida no final de setembro em sua conta do Twitter. Ele se referia aos jogadores da liga de futebol americano (NFL) que, desde o ano passado, vêm protagonizando cenas de protesto contra o racismo enraizado na sociedade estadunidense.

Ele tem pedido aos donos de clubes que demitam os atletas que protestarem durante os jogos, como tem sido feito em quase todas as partidas. O protesto que mais está sendo praticado é o ato de se ajoelhar durante a execução do hino nacional e se recusar a cantá-lo. Para os mais conservadores, como Trump, essa é uma ofensa grave à bandeira e ao patriotismo norte-americano.

O posicionamento mais recente de Trump quanto aos protestos de jogadores negros aconteceu na última terça-feira (10). Pelo Twitter, seu meio de pronunciamento preferido, o bilionário sugeriu retirar as isenções fiscais da liga de futebol americano.

“Por que a NFL está recendo enormes isenções fiscais e ao mesmo tempo desrespeitando nosso Hino, Bandeira e país? Mudem a lei tributária!”, tuitou.

A fala de Trump veio apenas dois dias após o vice-presidente, Mike Pence, deixar uma partida entre Indianapolis Colts e San Francisco 49ers em que ocorreram mais protestos de jogadores negros durante a execução do hino. “O presidente (Donald Trump) e eu não daremos importância a nenhum evento que falte ao respeito com nossos soldados, nossa bandeira ou nosso hino nacional”, disse. Aliás, não disse. Tal como Trump, ele tuitou.

“Nenhum branco pode dizer a um negro quando protestar”

Trump e seus aliados, assim como alguns jornalistas esportivos e empresários do ramo dos esportes têm afirmado, diante desse acirramento da tensão racial no país, que todos têm o direito de protestar e expressar sua opinião, mas que para isso haveria hora e lugar. Uma recusa de cantar o hino nacional incomoda, e muito, àqueles que corroboram para a tensão racial no país. Foi isso o que disse Roger Goodell, “chefão” da NFL, no início de agosto deste ano, quando o protesto de atletas começou a ganhar notoriedade.

O jornalista esportivo do canal ESPN, Stephan A. Smith – que é negro – deu uma declaração como resposta à Goodell, ao vivo, em 15 de agosto, que motivou ainda mais atletas a ajoelharem como forma de protesto contra o racismo durante os jogos.

“Nenhum branco tem direito de dizer a um negro quando ele deve protestar (…) Protestos são feitos para incomodar mesmo”, disse em seu programa. Confira a íntegra de sua fala.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Aula Pública: Racismo e Violência contra população negra

Aula Pública: Racismo e Violência contra população negra Superar o...

2 minutos para entender – Desigualdade Racial no Brasil

Do Super A cada 12 minutos um negro é assassinado...

Curso Racismo e Seus Afetos, com a escritora Ana Maria Gonçalves

A escritora mineira radicada na Bahia, Ana Maria Gonçalves,...

A mulatice intelectual e o racismo no Brasil

Um dos maiores entraves para a erradicação do racismo...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...
-+=