Grupo protesta contra ato de racismo no supermercado Dia

Mulher negra foi acusada por segurança do estabelecimento de ter roubado pacote com peixe congelado

Do A Cidadeon

Foto: Luciano Claudino/código19

O grupo ativista Feminismo Negro Interseccional Campinas – Coletivo Lélia Gonzalez protestou na noite desta quinta-feira (7) contra um suposto ato de racismo praticado por um funcionário do supermercado Dia na Rua Delfino Cintra, centro de Campinas.

Segundo a denúncia do grupo, o ato foi cometido no último dia 24 de maio. Rosana Meneses, que integra o coletivo, foi abordada por um segurança do supermercado após deixar o estabelecimento, e foi acusada por ele de ter roubado uma bandeija de peixe congelado.

Rosana diz que apenas consultou o preço do produto, mas como achou caro, decidiu não comprar e devolveu o pacote à geladeira do supermercado.

O segurança disse que as câmeras de monitoramento teriam comprovado o roubo. Ele a conduziu de volta ao supermercado, e a vítima chamou advogados ligados ao grupo antirracista. Quando eles chegaram, foram informados que não seria possível dar a identificação do segurança.

Os funcionários disseram ainda que a segurança é feita por uma empresa terceirizada.

Rosana e o grupo Feminismo Negro classificam o ato como racismo. Um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Policial como injúria racial.

No protesto desta noite, cerca de 50 manifestantes seguraram cartazes em frente ao Dia da Delfino Cintra e pediram o boicote da rede. A unidade fechou as portas antes do fim do expediente.

OUTRO LADO 

Em nota, a Rede Dia disse que está apurando o caso e informa que já notificou o franqueado proprietário da loja.

“O Dia repudia comportamentos discriminatórios de quaisquer naturezas e, com relação ao caso em questão, já solicitou ao franqueado que empresa de segurança que presta serviços à loja realize o afastamento do profissional até que o fato seja esclarecido, o que foi prontamente atendido”, disse.

A empresa afirmou ainda que “preza por relações respeitosas com todos os públicos com os quais se relaciona, em especial seus clientes, e, por isso, realiza treinamentos frequentes com as equipes de atendimento das lojas e aos parceiros de negócios”.

+ sobre o tema

São Paulo reage à violência policial

Convocada por pressão de movimentos sociais, audiência publica debaterá...

Novos exemplos do descalabro na Segurança Pública de São Paulo

Infelizmente, o descalabro na Segurança Pública do Estado de...

Brasil é o 20º país mais violento do mundo

Por Luiz Flávio Gomes ** Diferentemente do que foi...

para lembrar

18 expressões racistas que você usa sem saber

Quando expressões como “mulata” ou “a coisa tá preta”...

PMs envolvidos em morte de menino de 10 anos estão trabalhando na Corregedoria

Os seis policiais militares investigados por participação na morte...

Chris Rock e o riso amarelo da plateia branca do Oscar. Por Cidinha da Silva

O esperado discurso de Chris Rock, apresentador do Oscar...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=