Entre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em NY: “surpresa”

Kenia Maria integra lista junto com Meghan Markle e Donald Glover. Ela recebe homenagem hoje em Nova York

Por  THIAGO BALTAZAR, do Revista Marie Claire

Kenia Maria (Foto: Divulgação / Chiacos)

A escritora brasileira Kenia Maria foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo pela iniciativa Most Influential People of African Descent. Ela será homenageada nesta sexta-feira (28) em Nova York ao lado dos outros artistas e cidadãos pela luta contra o racismo e defesa dos direitos de afrodescendentes.

“Foi uma surpresa muito grande e fiquei muito feliz. Estamos vivendo um importante momento da luta antirracista. É uma felicidade imensa poder representar uma luta que é mérito de um coletivo”, relata ela à Marie Claire.

Kenia trabalha como defensora no comitê ONU Mulheres Negras, fez parte do time de mobilizadores do “Criança Esperança 2018” e lançou recentemente o  livro “Flechinha, O Príncipe da Floresta”. A obra tem como objetivo chamar a atenção para a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. A legislação, no entanto, ainda não é cumprida.

“Sou filha de uma pedagoga e tive a sorte de acessar a literatura negra ainda na infância. Percebi como isso contribuiu para o fortalecimento da minha autoestima. É preciso falar de representatividade na infância para avançarmos mais o debate sobre racismo no Brasil. Crianças negras não podem continuar acreditando que descendem de escravos. Isso é violência”, diz.

Kenia acredita que o racismo no Brasil é estrutural. “A cultura africana foi estrategicamente demonizada”, conta. “Mas existe um movimento literário muito preocupado com essa questão. Em pouco tempo o não cumprimento da lei não será mais permitido pelo país e a sociedade civil”.

Entre os homenageados da premiação desta noite estão Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera Negra”, a duquesa Meghan Markle, o rapper Donald Glover e Nbaba Mandela, neto de Nelson Mandela, além do também brasileiro Érico Brás.

 

+ sobre o tema

Feminismo em cordel

Jornalista desconstrói preconceitos e machismo em versos Raíssa Lopes Belo Horizonte...

Campanha por Enedina – mulher, negra e pioneira

Você sabe quem é Enedina Alves Marques? Não são muitos...

Corrida Movimento Pela Mulher defende o fim da violência doméstica

Em sua terceira edição, que acontecerá em 25 de...

Cecile Kyenge é a primeira mulher negra a integrar governo italiano

Entre os novos membros do governo formado este sábado...

para lembrar

Homem joga ácido no rosto da ex-mulher por não aceitar fim de relação, em AL

Vítima foi socorrida após ácido provocar queimaduras de primeiro...

‘Não me sinto segura para voltar à escola’, diz espancada

Casos de meninas agredidas por serem "bonitas demais" se...

Liniker faz história como a primeira artista trans a vencer um Grammy

A cantora e atriz brasileira Liniker fez história nesta quinta-feira (17)...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=