Homem é perseguido por seguranças e acusa supermercado do Rio de racismo

Um cliente de uma rede de supermercados do Rio de Janeiro publicou uma série de vídeos nas redes sociais em que denuncia um caso de racismo cometido pelos seguranças do estabelecimento contra ele.  Na filmagem, Leandro Leal conta que entrou na loja da rede Prezunic e começou a ser perseguido por um dos funcionários.

por Rafael D’Oliveira no BHAZ

“Fui no supermercado para comprar algumas coisas e percebi que estava sendo perseguido por um segurança branco. Para não ter dúvidas, eu comecei a circular pelos corredores e tive a certeza que o problema era comigo. Eu driblei ele em alguns momentos, parei em alguns lugares e, inclusive, tirei fotos de sua ação. Ao todo, ele ficou 24 minutos me seguindo, passando por mim, me olhando e conversando pelo rádio”, conta Leandro.

Ainda de acordo com o consumidor, em um dos momentos ele questionou o segurança sobre a atitude e acionou o chefe do setor. “Perguntei o motivo por eu ser perseguido e ele disse que estava fazendo o trabalho dele. Foi quando eu chamei o gerente da segurança, que se identificou como Luiz. Para meu espanto, eu descobri que o posto do segurança que me perseguia era na porta do estabelecimento. Então ele, realmente, ficou andando atrás de mim”, conta.

Leandro diz ainda que a discussão piorou quando o chefe da segurança chegou ao local. “Para minha ingrata surpresa o Luiz era negro, assim como eu. Eu expliquei o que estava sentindo e disse ao Luiz que, provavelmente, ele já havia passado pelo mesmo que eu, pois são coisas que acontecem todos os dias. Foi quando ele me disse que o fato era uma prática comum com negros, pobres e pessoas mal vestidas”, descreve Leandro.

O consumidor conta que gravou o vídeo para alertar as pessoas que frequentam o supermercado. “Por acaso, eu estou mal vestido, sou pobre e negro. E pessoas assim, lá, se tornam diretamente suspeitos. Para eles, isso abre uma prerrogativa para ser perseguido pelo segurança branco do Prezunic. Portanto, eles precisam refletir sobre o que aconteceu e entender que não deve ocorrer mais”, afirma Leandro.


clique na imagem para ver o video

O BHAZ entrou em contato com a rede de supermercado que, em nota, lamentou o ocorrido. “A rede Prezunic lamenta que o cliente tenha se sentido assim e registra o episódio como uma oportunidade de reforçar com todos os colaboradores que as relações com os clientes são e devem continuar sendo baseadas no respeito, na dignidade e na igualdade, não sendo toleradas discriminações de nenhum tipo”, afirma a Prezunic.

Além disso, a rede disse que irá tomar as medidas cabíveis quanto aos funcionários envolvidos no episódio. “A empresa possui uma política de Diversidade e Inclusão e treinamentos constantes sobre este tema. A rede reforça que trabalha para que todos os colaboradores sejam respeitados em sua individualidade e para que isso se reflita no trato com os clientes. Todas as medidas cabíveis serão tomadas para esclarecer o ocorrido e evitar que este tipo de situação possa ocorrer em nossas lojas”, diz a empresa.

+ sobre o tema

Peça usa comédia para refletir sobre racismo

      Após muito sucesso em Salvador e no Rio de...

Um grito de desabafo

Naquela manhã de dezembro, a aluna de 52 anos,...

A Bahia está mergulhada num mar de sangue

Postura radical é inaceitável para policiais acostumados a chutar...

Assassinato pelo Facebook: homem mata mulher e se entrega à polícia

Franque do Nascimento dos Santos teria ficado inconformado ao...

para lembrar

‘Financial Times’: Grupos neonazistas desafiam o mito de democracia racial no Brasil

Extremistas da Ucrânia teriam recrutado brasileiros para lutar contra...

Negros podem ter cota em concursos de Curitiba

O vereador Francisco Garcez (PSDB) apresentou um projeto...

Marcelo minimiza caso de racismo: ‘Sou mais forte que o preconceito’

Torcida do Atlético de Madrid atacou verbalmente o lateral...

Futebol peruano tem novo caso de racismo após episódio com Tinga

Luis Advíncula foi alvo dos torcedores na vitória...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=