Democrata negro vence na Georgia e enterra a era Trump

O reverendo democrata Raphael Warnock conquistou uma cadeira no Senado dos EUA na Geórgia, derrotando a senadora republicana Kelly Loeffler em uma das eleições de segundo turno de 5 de janeiro.

A corrida foi convocada pela Mesa de Decisão do parceiro eleitoral da Vox às 23h13, horário do leste dos EUA.

A vitória de Warnock é histórica; ele é o primeiro senador negro a ser eleito na Geórgia, que lutou ao lado da Confederação na Guerra Civil Americana. Warnock é o 11º candidato negro já eleito para o Senado, e será um dos apenas três senadores negros no atual Congresso, junto com Sens. Cory Booker (D-NJ) e Tim Scott (R-SC).

“A Geórgia é o estado natal de Martin Luther King Jr.”, Warnock disse a Vox em uma entrevista neste outono . “Há muito tempo é a ponta da lança para a mudança na América. E acho que, por meio desse movimento que estamos construindo, mais uma vez será um foco central para essa mudança. ”

Warnock, o pastor sênior da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, fez referência à natureza histórica de sua vitória durante declarações na manhã de quarta-feira. Ele falou sobre ter crescido em um projeto habitacional em Savannah, Geórgia, “um filho do meu falecido pai que era pastor, um veterano e um pequeno empresário, e minha mãe que, quando adolescente, crescendo na Geórgia costumava escolher a casa de outra pessoa algodão.”

“Outro dia, porque esta é a América, os ponteiros de 82 anos que costumavam colher o algodão de outra pessoa foram às urnas e escolheram seu filho mais novo para ser senador dos Estados Unidos”, acrescentou Warnock durante seus comentários .

A vitória de Warnock significa uma mudança potencial na política da Geórgia. Isso acontece alguns meses depois que Joe Biden se tornou o primeiro candidato democrata à presidência a ganhar a Geórgia desde 1992. Os democratas da Câmara também mudaram seu único distrito governado pelo Partido Republicano em 2020 no Sétimo Distrito Congressional da Geórgia, nos subúrbios de Atlanta.

A outra disputa de segundo turno do Senado entre o senador republicano David Perdue e o democrata Jon Ossoff ainda não foi convocada.

Este Estado outrora fortemente conservador passou por imensas mudanças demográficas nos últimos anos, mas também viu um Partido Democrata cada vez mais organizado . Os democratas podem agradecer aos grupos de direitos de voto que buscam formar eleitores de cor em massa para a vitória de Warnock, que foi promovida por eleitores não brancos .

“Nós batemos em nossa porta 2 milhões ontem, fizemos 5 milhões de telefonemas, 3 milhões de mensagens de texto para eleitores da Geórgia”, disse Nsé Ufot, CEO do grupo de direitos de voto New Georgia Project, à Vox. “Todos nós ficamos surpresos com os resultados das eleições de novembro, e eu mantenho a Geórgia como um estado de batalha.”

O que a vitória de Warnock significa para o controle do Senado e a agenda de Biden
O presidente eleito Joe Biden ganhou a presidência em 3 de novembro, mas não tem muita chance de cumprir a agenda ousada que propôs sem a adesão do Congresso.

Biden está entrando no cargo enfrentando várias crises: a pandemia Covid-19 está piorando nos Estados Unidos, mesmo com as vacinas começando a ser distribuídas em todo o país, e milhões de pessoas ainda estão sem trabalho devido às dispensas relacionadas ao coronavírus. Após meses de impasse partidário, o Congresso conseguiu aprovar um pacote de ajuda econômica de US $ 900 bilhões antes do ano novo. Biden disse que deseja mais estímulos econômicos, mas se um pacote futuro pode ser aprovado será amplamente determinado por qual partido controla o Senado.

Os democratas terão de lutar com os republicanos do Senado de qualquer maneira. Ganhar as duas cadeiras na Geórgia daria aos democratas 50 cadeiras no Senado, além da vice-presidente eleita Kamala Harris servindo como um desempate crucial para a maioria simples dos votos. (Para ser claro, a outra disputa da Geórgia ainda não foi convocada, então ainda não sabemos qual partido controlará o Senado).

O problema é que a maioria dos projetos precisa obter uma maioria absoluta de 60 votos no Senado. Portanto, mesmo que os democratas tenham o controle do Senado, eles ainda precisam de cerca de 10 votos republicanos para fazer as coisas – a menos que votem para eliminar a obstrução e mudar as regras do Senado para uma votação por maioria simples da legislação. Vários democratas, incluindo o senador Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, se opõem firmemente a isso.

A vitória de Warnock significa que os democratas terão de conquistar menos senadores republicanos para realizar algum trabalho básico; eles agora têm mais um voto confiável nas funções rotineiras, mas importantes do Senado, como a confirmação do Gabinete de Biden ou de nomeações judiciais.

A vitória de Warnock na Geórgia deixa os democratas um passo mais perto da governabilidade.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Aos amigos do rei, as munições

Na segunda-feira (29/06), a Diretoria de Fiscalização de Produtos...

Joaquim Barbosa – Entrevista

Nos últimos seis meses, o ministro Joaquim Barbosa, do...

Maria Luiza, que quer ser primeira presidenta negra, diz que se inspira em Dilma

No dia em que reuniu mulheres em SP, Dilma...

Pesquisadores americanos desenvolvem camisinha feminina em gel

Fonte: Folha Online - Pesquisadores da Universidade de Utah, nos...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=