Literatura negra e cultura na periferia são temas de debate na Festa Literária

Mesa vai encerrar evento no dia 2 de novembro, às 10h, em Cachoeira, BA.
Paulo Lins, Nelson Maca e Juraci Tavares serão os convidados da debate.

 

Literatura negra e cultura nas periferias. Sobre esses dois temas que o escritor carioca Paulo Lins, o poeta Nelson Maca e o compositor, poeta e cantor baiano Juraci Tavares vão debater na última mesa da 4ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), intitulada “Demarcando espaços e territórios”. O evento começa no dia 29 de outubro e vai até o dia 2 de novembro. Confira aqui a programação completa.

O encontro entre Lins, Maca e Juraci Tavares pretende abordar questões relacionadas ao mercado editorial brasileiro em relação à literatura negra, à cultura de rua, assim como a militância negra e humana dos movimentos sócio-culturais. O debate tem como objetivo valorizar as manifestações culturais e artísticas, especialmente nas comunidades.

Convidados
O escritor Paulo Lins escreveu, em 1997, o livro Cidade de Deus, que deu origem ao filme dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Lins foi morador da comunidade carioca e responsável pelo roteiro da série Cidade dos Homens e da produção do longa-metragem Faroeste Caboclo. O carioca também é autor dos livros Sob o Sol, Esses Poetas e Desde que o Samba é Samba.

Juraci Tavares é poeta, cantor e compositor de diversos blocos afros, como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, dos afoxés de Olinda e Recife Oyá Tokolê Afoxé, Oxum Pandá e Alafin Oyó. Foi campeão em 1999 do 25º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê cujo tema foi a Força das Raízes; campeão em 2000 do 26º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, cujo tema foi Terras Remanescentes de Quilombos, com a música Demarcando Espaços Lugares.

Escritor e professor de literatura da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Nelson Maca vive desde os 22 anos em Salvador. O trabalho dele é influenciado por artistas que vão desde rappers, como Mano Brown e Thaíde, até escritores, como Lima Barreto e Richard Wright. Entre outros projetos, ele é responsável pelo Sarau Bem Black, que acontece semanalmente no Pelourinho há pelo menos cinco anos. Há mais de 30, ele promove e participa de eventos da “negritude” – seminários, workshops, cursos, shows, literatura e hip hop – por todo o Brasil.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

8 razões para ver ‘Os Oito Odiados’, o oitavo filme de Quentin Tarantino

O novo filme de Tarantino, Os Oito Odiados, entra...

Encontro no Sesc Sorocaba debate questões fundiárias e culturais dos quilombos

O Sesc Sorocaba realiza o debate “Quilombo: Cultura, Território...

A divina loucura de Arthur Bispo do Rosário

Com Flávio Bauraqui, Irandhir Santos e Maria Flor, "O...

para lembrar

Para derrubar Spider ainda é preciso muito mais

É possível que Anderson Silva repita a trajetória de...

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto

No ano em que estátuas que homenageiam bandeirantes, colonizadores,...

Cinco fatos sobre Beatriz Nascimento

Para entender com precisão a história do Brasil, ciente...

Mãe Menininha do Gantois será tema da Vai Vai no Carnaval do ano que vem

A Mãe de Santo baiana Menininha do Gantois será...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=