Bolsas de estudo: Japão oferece curso profissionalizante com tudo pago para jovens brasileiros

O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com inscrições abertas para jovens brasileiros que queiram concorrer às bolsas de estudo para cursos profissionalizantes no país, com todas as despesas pagas.

Por  Luiza Belloni, do Brasil Post 

Foto: MOYAN_BRENN/FIICKR

O programa tem duração de três anos, de abril de 2016 a março de 2019. No primeiro ano, o bolsista fará curso preparatório e de aprendizado de língua japonesa e, nos últimos dois, ele terá aulas na escola profissionalizante. O objetivo é o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

As bolsas são destinadas a jovens brasileiros de 17 a 21 anos, que tenha Ensino Médio completo até dezembro de 2014. Também é preciso fluência em inglês ou japonês e bom histórico escolar.

As áreas de estudo oferecidas no programa são Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda, Economia Doméstica e Cultura, entre outras. O Japão concederá bolsa no valor de 117 mil ienes mensais, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se candidatar até o dia 30 deste mês pela internet, ou até o dia 24, se for pelo Correio. Ele precisa preencher uma ficha de inscrição, mandar duas fotos 3×4, cópia simples do RG, cópias do histórico escolar, carta de recomendação e redação em português manuscrita. Clique aqui para conferir todos os requisitos e se inscrever.

O processo seletivo conta com exames de língua e matérias específicas e entrevistas.

+ sobre o tema

para lembrar

Antropologia Educacional: novo olhar sobre a prática educativa

Diante do atual debate a respeito das transformações sociais...

Enem ‘aprova’ 58% das escolas públicas baianas

No Brasil, 75% das 16 mil escolas avaliadas ficaram...

Ação Educativa abre código-fonte de infográfico sobre conselho de educação

Aplicação desenvolvida pelo Observatório da Educação e dados do...

A essência da técnica não é nada de técnico. Entrevista especial com Renato Janine Ribeiro

“Dá mais trabalho assumir a responsabilidade por sua vida...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=