Enem ‘aprova’ 58% das escolas públicas baianas

No Brasil, 75% das 16 mil escolas avaliadas ficaram acima da média

O ensino público da Bahia conseguiu concluir o ensino médio. É o que mostra as notas da edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média final das notas de 58% das 1918 escolas públicas baianas que tiveram alunos participantes do Enem foi superior à média de 450 pontos exigida por candidato para obter o certificado de conclusão do antigo segundo grau.

 

Para ter o certificado, o candidato precisa ter nota maior que 400 pontos, nas provas objetivas, e 500 pontos na redação, de um total que varia por prova, mas fica sempre acima dos 800 pontos. No Brasil, a situação está melhor. Nos 26 estados mais o Distrito Federal, 75% das 16 mil escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, tiveram a média total do Enem superior a 450 pontos.


Estudantes de particulares se saíram melhor do que o de escolas públicas

ADESÃO No entanto, nem todas as escolas que tiveram alunos participantes do Enem 2009 tiveram a média divulgada. Isto acontece porque como Enem não é uma prova obrigatória, o cálculo das médias depende da adesão de um número suficiente de alunos. Também por este motivo, as médias do Enem não são um indicador preciso para avaliar com precisão a qualidade do ensino nestas escolas. Por exemplo, enquanto na Bahia apenas 64% das escolas públicas com alunos participantes do Enem 2009 tiveram as notas divulgadas, nacionalmente essa média sobe para 79%.

 

Na Bahia, se considerarmos apenas as escolas públicas que tiveramas notas divulgadas, o percentual de médias acima de 450 pontos sobe para 91%. Para calcular os percentuais, o CORREIO considerou apenas a média do ensino médio regular, desconsiderando o ensino para jovens e adultos (EJA), que tende a obter notas mais baixas.

 

AVALIAÇÃO Mesmo assim, as notas do Enem continuam sendo um bom indicador da preparação dos alunos de cada instituição para enfrentar provas como o Eneme os vestibulares. Isto porque, nas escolas com as maiores médias o número de alunos participantes do exame foi alto, assim como o empenho dos estudantes, já que a maioria estava buscando ou o certificado de conclusão do ensino médio ou uma vaga na faculdade.

 

O próprio Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, responsável pela prova, reconhece a capacidade do exame como parâmetro para a qualidade do ensino. “O Inep cumpre a função de disponibilizar informações à sociedade. A informação estimula as análises e estas estimulam as ações, sejam políticas públicas, seja mobilização civil. As ações provocam melhoria na qualidade da educação”, diz o presidente do instituto, Joaquim José Soares Neto. Este foi o primeiro resultado do Enem divulgado após a reformulação do exame. Desde o ano passado que o MEC implantou a proposta de fazer a prova mais interdisciplinar e voltada para a capacidade de raciocínio dos estudantes.

 

Fonte: Correio 24h

+ sobre o tema

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Lorrayne: ‘Espero que outros jovens tenham grandes oportunidades para se desenvolver’

Nossa campeã está de volta! Depois de arrasar na...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...

Em 13 anos, número de professores com doutorado em universidades federais cresce 189%

Há 13 anos, apenas 20.711 docentes efetivos da carreira...

“Eles querem retirar a diversidade da escola”

Para a integrante do movimento que critica o Escola...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=