Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

Junte-se a nós para celebrar essa trajetória!

Quem faz? Associação de Mulheres Negras Aqualtune e Afrolaje

Quando?: Dia 25 de Julho de 2015 (sábado), Horário:14:00

Onde? SINDISPREV, Rua Joaquim Silva, Nº 98-A, Centro- Rio de Janeiro
Esperamos vocês!

Sou Carmem Luz, Coreógrafa e diretora artística da Cia Étnica de Dança.

Desde sua fundação, Carmen Luz é também cineasta, diretora de teatro e pesquisadora em dança. Seu foco principal é o corpo negro, suas formas de movimento e sua história. Aborda, com especial interesse, as gestualidades das mulheres afro-brasileiras e a corporeidade dos jovens moradores dos grandes centros urbanos e suas periferias.

Em 1994, Carmen Luz criou no Rio de Janeiro a Cia Étnica, por um desejo de intervenção na cena contemporânea da dança carioca: o de pôr em foco os sujeitos e objetos da diáspora africana. Suas criações traduzem, em forma singular, pesquisas e reflexões sobre a ancestralidade africana no Brasil e o multiculturalismo brasileiro. Ao longo da trajetória – que em outubro de 2015 completa 21 anos – a Cia criou e realizou coreografias, performances, peças de dança e teatro, instalações coreográficas, recitais, vídeos, documentários e parcerias com artistas e instituições culturais no Brasil e no exterior. Essas obras foram vistas por amplo público em teatros, galerias, parques, favelas, salas de cinema, universidades e outros equipamentos culturais e educacionais em diversas regiões brasileiras.

Em 1997, a Cia Étnica mudou-se para o Morro do Andaraí, zona norte carioca, onde manteve sua base até 2010. Apoiada por sua premiação em concursos públicos de projetos para capacitação profissional de jovens, recursos próprios e resistência pessoal, a Companhia pode concretizar e irradiar, do centro daquela favela carioca, suas principais premissas. Dedicou-se à pesquisa e à criação de linguagem em dança contemporânea, incentivou a formação de novos públicos, estimulou a capacitação de novos profissionais para as Artes Cênicas e promoveu trocas e partilhas com a comunidade local, a sociedade brasileira e internacional, através da elaboração e gestão de projetos onde a conscientização sócio-cultural, a experimentação e o desenvolvimento pessoal, social, profissional e artístico de jovens, crianças e adultos, encontravam-se alinhados.

Suas práticas e percurso tornaram-se inspiração para uma quantidade significativa de jovens negros, brancos e mestiços desenvolverem, atualmente, seus próprios trabalhos, quer como coreógrafos, bailarinos e intérpretes-criadores; quer como técnicos e diretores de suas próprias companhias de dança.
Atualmente a Cia Étnica de Dança é residente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, apoiada pelo Instituto de Artes/PPGArtes, pelo Projeto Zonas de Contato, pela Faculdade de Educação Física e pela Coart.

+ sobre o tema

O verdadeiro peso do racismo no dia a dia

Diante do cenário do país, não tem como ignorá-lo....

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas,...

para lembrar

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

O que significa ser fruto de um país que foi colonizado?

Em meio à preparação do editorial de moda da...

Onde andará a boa e velha liberdade?

Sempre, sempre, sempre que a gente falava nela, tinha...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=