Nota oficial sobre o incêndio de templo religioso em Brasília

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, declaramos nosso repúdio veemente contra o atentado que destruiu o templo (Ilê) da Mãe Baiana, em Brasília, esta noite (de 27 de novembro).

Da Câmara 

O incêndio criminoso se reveste dos traços de racismo, ódio e intolerância religiosa, que provocou a perda de objetos religiosos de relevante valor simbólico e que poderia ter causado mortes, caso houvesse pessoas alojadas naquele momento.

Este é mais um incêndio de templo religioso de matriz africana, que tem sido recorrente no Brasil, inclusive no Distrito Federal e Entorno. E atinge uma sacerdotisa que também é conhecida por sua liderança do povo de terreiro em nível nacional.

Exigimos que as autoridades policiais do Distrito Federal apurem com todo o rigor que o caso requer. Do contrário estaria configurada dupla vitimização, como tem ocorrido em outros casos de violência contra templos do Candomblé e da Umbanda, em que prevaleceu o descaso de autoridades policiais e a impunidade dos criminosos.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias tem realizado eventos e agido em prol da tolerância, do respeito e do diálogo entre todas as fés e denominações religiosas, assim como em defesa do Estado laico, como padrões básicos de civilização e prevalência dos direitos humanos.

Condenamos não só os que ateiam fogo a templos. Também devem ser condenadas as manifestações intolerantes e fundamentalistas que dão suporte e encorajam ações violentas como essa que resultou na destruição do templo de Mãe Baiana. Entretanto, não generalizamos, pois somos testemunhas do empenho de lideranças e personalidades de todas as religiões que tem contribuído para o diálogo e o respeito inter-religioso.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Em SP, acadêmicos criam escola de governo gratuita voltada para jovens das periferias

Restaurado nos últimos anos pela ONG Clube de Mães...

Malala ‘é guerreira’, diz brasileira que dublou discurso da paquistanesa

Yolanda, de 15 anos, vive no Capão Redondo, em...

O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática...

Sérgio Paulino Abranches (Universidade Federal de Pernambuco) RESUMO O artigo discute a...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=