Boi Garantido vence Festival de Parintins

 

Fonte: G1 –
O vencedor do 44º Festival Folclórico de Parintins foi o Boi Garantido, com 1255,7 pontos contra 1250,9 do adversário, o Boi Caprichoso. A festa começou na sexta-feira (26) e terminou no domingo (28), no Amazonas. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29). Com a vitória, o Garantido leva o seu 27° título para casa.

O Garantido trouxe o tema “Emoção” e apostou nas suas cores e no poder das músicas escolhidas para emocionar o público e os jurados. O boi sofreu devido à enchente que atinge o estado e precisou deixar seu galpão para produzir as alegorias na rua.

A rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido, inspirados no bumba-meu-boi de São Luís, cresceu a cada ano e passou a ser disputado de maneira mais organizada, sobre um tablado. Em 1988, o atual bumbódromo ganhou corpo e hoje é palco para o Garantido e Caprichoso mostrarem suas forças. O local passou por reforma para ampliação da área de passagem das alegorias.

Muita tecnologia hoje usada nos carros alegóricos que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Anhembi, em São Paulo, é importada do Amazonas.

A forma de apresentação também difere muito dos carnavais do país. Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam como se estivessem em uma ópera ao ar livre. O repertório de cada um tem pelo menos 20 músicas oficiais, o que não impede a agremiação de puxar sucessos do passado.

Avaliação

Encenações sobre lendas amazônicas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos dão o tom do espetáculo. No total, os dois bois realizam 15 horas de apresentações durante os três dias de festival. Por noite, cada um deles é avaliado em 21 quesitos e por nove jurados.

* (Com informações do Portal Amazônia)

 

Matéria original e foto: Boi Garantido vence Festival de Parintins

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Cornel West: Goodbye, American neoliberalism. A new era is here

Trump’s election was enabled by the policies that overlooked...

Humberto Costa e Marco Maciel lideram disputa pelo Senado em PE

Petista tem 44% das intenções de voto, contra 43%...

Intolerância religiosa afeta autoestima de alunos e dificulta aprendizagem, aponta pesquisa

Brasília – Fernando* estava na aula de artes e...

Observatório da OAB se mobiliza por candidaturas femininas

Entidades da sociedade civil têm atuado para acompanhar o...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=