Líder comunitário denuncia secretário municipal por racismo

Fonte: F@to Re@l –

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Centenário, Cleymerson Patrício Brito, denunciou ontem (8) o secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Boa Vista, Ivo Galindo, por crime de racismo, durante uma cerimônia de entrega de títulos definitivos ocorrido na última terça-feira (7).

O líder comunitário afirmou que Galindo se excedeu pelo fato de Cleymerson ter protestado contra a administração municipal durante o pronunciamento do prefeito Iradilson Sampaio (PSB). Galindo teria lhe ordenado que se calasse, xingando-o de “preto safado”.

“Ele utilizou vários termos pejorativos contra a minha pessoa, dizendo que ‘preto não tem vez’ e ainda disse que iria ‘c… minha mulher’. Foi um ato insano e criminoso por parte de um secretário municipal”, afirmou.

No tumulto, outros dois secretários municipais, Ronan Marinho (Segurança Urbana e Trânsito) e Nélio Borges (Obras e Urbanismo), se aproximaram de Cleymerson para, segundo ele, intimidá-lo, porém nenhuma ofensa partiu deles.

O líder comunitário e algumas testemunhas registraram queixa no 2º Distrito Policial (Boletim de Ocorrência número 4.063) e pediu auxílio jurídico para processar o secretário municipal de comunicação.

Além disso, o presidente da Federação das Associações dos Moradores do Estado de Roraima (FAMERR), Faradilson Mesquita, disse que vai solicitar uma audiência com o prefeito Iradilson Sampaio para pedir a exoneração imediata de Galindo. A Famerr recebeu o apoio dos movimentos associados aos afrodescendentes.

“Nos dias de hoje, um crime como este de racismo é bárbaro e quem o comete não pode ficar impune, ainda mais se tratando de um secretário de comunicação social do poder executivo”, reclamou.

Outro lado

O secretário Ivo Galindo foi procurado, nesta quarta-feira, para comentar a respeito da denúncia, mas até o momento ainda não se pronunciou.

Matéria original: Líder comunitário denuncia secretário municipal por racismo

+ sobre o tema

Professor negro denuncia violência policial

Caso ocorreu em saída de festa noturna. Polícia Militar...

Eles escandalizaram o templo do racismo em São Paulo

por Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania Afrontar a...

Nos 5 cursos mais disputados, USP teve apenas um calouro preto em 2013

O número de pardos também é baixo: 7,7% do...

para lembrar

ONG propõe a Alckmin comitê para avaliar raça de cotistas

O governador Geraldo Alckmin recebeu ativistas pró-cotas em audiência...

Entrevista do mês de março: Jurema Werneck

Jurema Werneck é médica (UFF), tem mestrado em Engenharia...

Cartazes de ’12 Years a Slave’ são recolhidos na Itália

Cartazes de "12 Years a Slave" distribuídos na...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=