Gripe Suina: Grávida deve evitar área fechada, diz ministro

Recomendação para dificultar contaminação pela gripe suína foi dada por Temporão (Saúde); total de mortes subiu para 34

Para médicos, devem ser evitados, por exemplo, cinemas, ônibus e igrejas; ainda não houve decisão sobre adiar volta às aulas

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou às pessoas, principalmente às grávidas, que evitem ficar em locais fechados. A sugestão foi feita como mais uma forma de evitar a gripe suína.

No “Bom Dia Ministro”, transmitido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação, sucessora da Radiobrás), Temporão citou medidas como lavar as mãos, cobrir tosse e espirro com lenço descartável e não compartilhar objetos pessoais.

E completou: “Eu diria que é uma recomendação inclusive para as mulheres grávidas evitarem ficar muito tempo em ambientes totalmente fechados. Porque esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação”.

O número de mortes no país subiu ontem para 34 -16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio e 1 no Paraná. Médicos infectologistas dizem que os ambientes fechados a ser evitados pelas gestantes são os sem janelas e aqueles onde há aglomeração. Citam como exemplo cinemas, teatros, ônibus, metrô, escritórios com ar-condicionado, shoppings, elevadores, bares, restaurantes, igrejas e supermercados.

“As grávidas são mais vulneráveis ao vírus porque têm a imunidade reduzida”, diz o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto Emílio Ribas. Na opinião do infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, se a grávida trabalhar em um ambiente fechado com mais de dez pessoas e existir a possibilidade de alguém estar doente, ela deve evitar o local.

“No ambiente fechado, é mais fácil você se encontrar próximo de uma pessoa e é local onde existe dificuldade de dispersão do vírus”, diz Mauro Salles, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“A recomendação é importantíssima porque a imunidade das grávidas é menor que a normal”, concorda o obstetra Renato Kalil, do Einstein. “Faz sentido que as grávidas tomem mais cuidado que a população normal”, diz o obstetra Artur Dzik, do Pérola Byngton.
A orientação do ministério é para que use máscara só quem estiver gripado, para conter a propagação do vírus, seja da gripe suína ou da sazonal.

 

Escolas

O ministério recomendou ontem que estudantes com sintomas de gripe, suína ou sazonal, evitem voltar às aulas até que estejam curados. Professores devem orientar alunos com sintomas a ficar em casa. A possibilidade de adiar a volta às aulas, diz a nota, ainda está sob análise.
Em São Paulo, o calendário letivo das redes municipal e estadual permanece o mesmo: as aulas voltam na primeira semana de agosto. A recomendação nas duas redes continua sendo para que alunos e professores gripados evitem ir às aulas. (JOHANNA NUBLAT)

 

Matéria original: Gripe Suina: Grávida deve evitar área fechada, diz ministro

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Sérgio Cabral tem 58% das intenções de voto para o governo do RJ, diz Ibope

Gabeira (PV) aparece em segundo lugar, com 14%, segundo...

O Brasil que sempre foi dividido

“O Brasil está dividido. E quem dividiu foi o...

As “sardinhas” derrotam a extrema direita

No final de janeiro, a extrema direita na Itália,...

Estudantes da UFRN criam plataforma para monitorar violações de Direitos Humanos nas redes sociais

Estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=