UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

Fonte: Revista Viração

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Sony, a rede social Sonico e a Fundação Albatros, lançou o Concurso de Pesquisa LACVOX para Adolescentes Comunicadores da América Latina e o Caribe.

 

Até 5 de outubro, os comunicadores entre 9 e 18 anos de idade poderão inscrever seus trabalhos por meio do site do concurso http://www.concursolacvox.org/ nas categorias rádio, imprensa escrita, televisão, fotografia e cartaz com o tema “Formas tradicionais de conservação do meio ambiente praticadas por povos indígenas: o que podemos aprender?”

 

Também foi criado um espaço para promover a participação de escolas no desenvolvimento de projetos nessas mesmas categorias. Os vencedores serão premiados com produtos eletrônicos da marca Sony, como câmeras digitais, gravadoras de vídeo, televisões LCD, entre outros.

 

O objetivo do concurso é incentivar crianças e adolescentes comunicadores da região a se interessarem pela questão ambiental e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre os métodos de preservação adotados pelos povos indígenas. Além disso, a iniciativa pretende motivar meninas e meninos a pesquisar sobre como essas populações preservam o meio ambiente e a importância da natureza nessas culturas.

 

“O UNICEF valoriza o direito à liberdade de expressão como requisito indispensável para que crianças e adolescentes se apropriem de seus direitos e de seu próprio desenvolvimento, ao mesmo tempo em que favorece suas relações familiares, comunitárias e sociais, fortalecendo sua passagem para a vida adulta”, disse Nils Kastberg, Diretor Regional do UNICEF para América Latina e o Caribe.

 

O Concurso de Pesquisa LACVOX está sendo realizado no contexto das celebrações dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorada em 20 de novembro, e faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Regional de Adolescentes Comunicadores LACVOX, movimento coordenado pelo UNICEF que reúne as diversas redes de comunicadores estabelecidas nos países da região. Essas redes seguem os princípios de participação e desenvolvimento da infância e da adolescência promovidos pelo UNICEF e seus parceiros.

 

A Sony Interamerican adota uma iniciativa de responsabilidade social empresarial com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes. “Nosso compromisso com o UNICEF estende-se da nossa matriz, em Tóquio, que apoia a organização em nível mundial”, afirma Richard Fairest, presidente da Sony Interamerican.

 

A rede social Sonico também se juntou a essa iniciativa por meio da criação e da divulgação da página do concurso para seus 40 milhões de usuários na América Latina . A página pode ser acessada em http://www.sonico.com/publico/unicef_lacvox. “Esse concurso está muito relacionado com valores e crenças de nossa companhia, como a importância da liberdade de expressão dos jovens de nossa região. Por isso, é uma satisfação fazer parte dessa ação organizada pelo UNICEF e pelo PNUMA”, disse Tomás O Farrell, Fundador e CMO da Sonico.

 

Para Mara Murillo, Diretora Regional Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) “o trabalho com crianças e adolescentes tem como foco incentivar atividades nas áreas de desenvolvimento de capacidades, conhecimento ambiental e intercâmbio de informação. Queremos promover uma visão ampla que possa formar uma geração de cidadãos ambientalmente conscientes e capazes de realizar uma ação positiva.”

 

Os interessados poderão obter no site do concurso o regulamento e outras informações sobre a iniciativa. As dúvidas sobre o concurso podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

Matéria original: UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Documentário sobre conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras será lançado em Brasília

“Vento Forte” foi o título dado ao documentário realizado...

O incrível e o inacreditável no caso dos médicos cubanos, por Luiz Fernando Veríssimo

"Incrível" e "inacreditável" querem dizer a mesma coisa...

Será que conseguimos expurgar o jaguncismo da política brasileira?

A resposta não é fácil, embora tenha sido cassado,...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=