Audiência Pública sobre Turismo Étnico Afro Brasileiro em Araraquara é destacada na Programação do aniversário da cidade

Fonte: Lista de Discriminação Racial –

A Prefeitura Municipal de Araraquara em parceria com a Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro – ANTAB, realizaram neste sábado dia 15 de Agosto uma audiencia pública para discutir o desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro na cidade. O evento que lotou a sede do Centro de Referência Afro, contou com a presneça do Presidente da Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro ( ANTAB ), e do coordenador do SOS RACISMO na Assembléia Legislativa de São Paulo o depuatdo estadual José Candido.

O objetivo do evento foi discutir os pontos que podem ser atingidos e as diretrizes que devem ser trabalhadas para incentivar a participação da comunidade negra nesta atrividade. O presidente da ANTAB elogiou a iniciativa da cidade em promover essa discussão. ” A comunidade negra tem ansiedade pela inclusão social e pela liberdade real de expressão, o que nos dá maiores oportunidades. Fico contente com a atitude do Prefeito Marcelo Barbieri que abriu espaço para que pudessemos enfatizar este segmento e além de nos dar a devída oportunidade de apresenta-lo a comunidade araraquarense.

Segundo o deputado Jose´Candido, ” poucas cidades têm o movimento negro popular organizado. Araraquara esta bem avançada nesta matéria”. José Candido ainda mencionou a necessidade de se realizar mais eventos com o objetivo de ampliar a visão da comunidade negra e da sociedade local para este setor turistico o que poderá contribuir para o destaque do municipio também através da cultura e dos atrativos afro étnicos.

O secretario de governo, Orlando Mengatti Filho parabenizou a palestra do presidente da ANTAB e do deputado Candido, deixando claro que se faz necessário se preparar a mão de obra local para as oportundiades de trabalho que deverão surgir,atravé s do turismo afro.

Ao final do encontro o secretario de governo convidou o presidente da ANTAB para participar da reunião da Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara (APRA), que aceitou prontamente o convite destacando que o prazer de poder estar discutindo este tema com prefeitos de uma das regiões mais importantes do estado de São Paulo.

Participaram do evento os representantes dos deputados Dimas Ramalho ( Federal ) e Roberto Massafera ( Estadual ), além de representante de lideranças negras das cidades de Matão, Ribeirão Preto,Nova Europa, Taquaritinga, Américo Brasilense, São Carlos e Jaboticabal.

Foi anunciado pelo presidente da ANTAB, a organização do Seminário Regional de Turismo Étnico Afro Brasileiro que será realizado em Novembro e também o lançamento do curso de Gestão de Turismo e Negócios Afro-Brasileiro que será realizado de forma itinerante, tendo o seu inicio programado para ocorrer em na cidade de Itu e na sequência na região de Araraquara.

Em Julho foi feito convite pela Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro -ANTAB para que a cidade de Araraquara, fosse representada na Cerimonia de Oficialização dos Cabeleireiros Étnicos e Trancistas, e no lançamento do Seminário Nacional de Turismo Étnico Afro Brasileiro que estará acontecendo dia 29 de Agosto na Feira Beauty Fair.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Como o Brasil chegou ao atual cenário de fome?

É um problema mundial, agravado pelos impactos socioeconômicos da...

Porcos e cachorros ou da grandeza última do não

por:Edson Lopes Cardoso   Leio opinião de Clovis Rossi...

Obama quer levar internet sem fio a 98% dos norte-americanos

O foco do projeto do presidente dos Estados Unidos...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=