Jean Augustine

 

Jean Augustine, nascida em 9 de setembro de 1937 em St. George´s , Grenada, é uma ex-política canadense.
De 1993 a 2005 ela, filiada ao Partido Liberal, foi membro da Câmara dos Comuns do Canadá, representando o distrito de Etobicoke-Lekeshore. É ex-membro do Gabinete e ex-diretora de escola.

Ocupou o cargo de secretária parlamentar do primeiro-ministro Jean Chrétien de 1994 a 1996, e foi Ministra de Estado para o Multiculturalismo e o Status das Mulheres até 2004.

Augustine nasceu em Grenada. Antes de ingressar na política foi diretora de escola primária, em Toronto, participando do Metropolitan Separate School Board.

Integrou inúmeros conselhos, incluindo o Conselho de Governadores da Universidade York, o Conselho de Diretores do Hospital das Crianças Enfermas, o Conselho de Diretores do Instituto Donwood, o Conselho da Harbourfront Corporation, além de presidir o Conselho do Metrô de Toronto. Foi também presidente nacional do Congresso das Mulheres Negras do Canadá.

Por ocasião da eleição federal de 1993, Augustine tornou-se a primeira afro-canadense a ser eleita para o Parlamento do Canadá e, subsequentemente, a primeira mulher negra a ocupar um posto em um gabinete federal. Serviu também durante três mandatos como Presidente do Caucus Nacional das Mulheres Liberais.

Em fevereiro de 2002, Jean Augustine foi eleita presidente do Comitê Permanente de Relações Exteriores e do Comércio Internacional. Em 26 de maio de 2002 foi nomeada Secretária de Estado (Multiculturalismo) (Status das Mulheres). Em dezembro de 2003 foi reconduzida ao novo gabinete como Ministra de Estado (Multiculturalismo e Status das Mulheres). Em 2004 ocupou a posição de deputada assistente às Presidências dos Comitês, tornando-se assim a primeira afro-canadense a ocupar este tão elevado posto na Câmara dos Comuns do Canadá.

Augustine foi a presidente fundadora da Associação Canadense de Parlamentares, voltada para questões relativas à população e ao desenvolvimento, presidente do Caucus Nacional do Açúcar, Presidente do Conselho dos Parlamentares Canadenses que trabalhavam com o micro-crédito, Presidente do Grupo Parlamentar Canadá-Eslovênia e Presidente do Grupo Parlamentar Canadá-Africa.

Jean Augustine tem bacharelado em arte, mestrado em educação e é doutora honorária de direito (Universidade de Toronto).
Mediante campanhas para levantamento de fundos, Jean Augustine sustenta o Jean Augustine Scholarship Fund, que auxilia mães solteiras a prosseguir seus estudos no George Brown College.

Recebeu o prêmio Mulheres de Destaque, concedido pela Associação Cristã de Moços, o Prêmio Kaye Livingstone, o Prêmio dos Voluntários de Ontario, o Prêmio Pride Newspaper Achievement, o Premio Rubena Willis Special Recognition Award e o Prêmio Onyx, concedido pelo Lions´Club de Toronto.

No dia 28 de novembro de 2005 ela anunciou sua intenção de aposentar-se e de não se candidatar à eleição canadense de 2006. Indicou e apoiou o liberal Michael Ignatieff para sucedê-la.

Em 2007 Augustine foi nomeada pelo Governo de Ontário para se tornar a primeira Comissária da Equidade, um posto criado para advogar em favor de canadenses portadores de credenciais profissionais estrangeiras.[1]

 

Referências
1. ^ Augustine advogará em favor dos trabalhadores estrangeiros em Ontario. CTV News from Canadian Press (CP). 13 de março de 2007. [1]
Ligações externas
• How’d They Vote?: Jean Augustine’s voting history and quotes Como eles votariam? História dos votos de Jean Augustine e citações
Obtido em “http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Augustine”

 

Categories: Members of the Canadian House of Commons from Ontario | Liberal Party of Canada MPs | Black Canadian politicians | Members of the Queen’s Privy Council for Canada | University of Toronto alumni | Grenadian immigrants to Canada | Canadian women Members of Parliament Women in Ontario politics

 

Tradução, pesquisa e seleção de imagem:Carlos Eugênio Marcondes de Moura

Imagem obtida em Google Imagens

+ sobre o tema

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

para lembrar

Monteiro Lobato vai para o trono? – Por: Muniz Sodré

Um incidente pré-carnavalesco trouxe de novo à cena a...

Escola sem partido afronta autonomia didática e Constituição

O Projeto de Lei n. 193/2016, apelidado programa "Escola...

Racismo em Monteiro Lobato – Frei David Raimundo dos Santos

O Frei David Raimundo dos Santos, da organização não...
spot_imgspot_img

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), que atua em coalizão por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...
-+=