Senado do Haiti aprova Jean Max Bellerive como primeiro-ministro

Fonte: R7

 

 

O Senado do Haiti ratificou nesta sexta-feira (6) por unanimidade a indicação do ministro do Planejamento e Cooperação Externa, Jean Max Bellerive, para o cargo de primeiro-ministro, que tinha sido proposto pelo presidente do país, René Préval.

Este é o primeiro passo do trâmite parlamentar para confirmação de Bellerive como chefe do Executivo, que deverá ser ratificado também pela Câmara dos Deputados antes de formar o governo e apresentar seu programa de gestão às duas Casas.

Bellerive foi designado por Préval na semana passada como primeiro-ministro, horas depois que o Senado destituiu Michèle Pierre-Louis em desacordo com sua gestão de 13 meses à frente do governo haitiano.

O primeiro-ministro designado levou seus documentos ao Senado na última quarta-feira (4) e mais tarde à Câmara dos Deputados para buscar sua ratificação pelos legisladores.

A posse de um novo primeiro-ministro deverá acontecer com prontidão, segundo representantes de setores civis e diplomáticos, assim como de organismos internacionais, que consideram urgente que o governo volte a ter toda sua capacidade para exercer as funções.

Ministro do Planejamento e Cooperação Externa desde 2006, a figura de Bellerive é marcada por sua experiência na área de cooperação internacional, um dos pilares sobre os quais se baseiam os planos de recuperação do Haiti.

Bellerive se mostrou partidário de contar com um sistema nacional de gestão dos projetos financiados por provedores de fundos. O presidente da Câmara dos Deputados, Louis Jeune Levaillant, disse ontem que a sessão de ratificação na Casa poderia acontecer na próxima terça-feira (10).

 

Matéria original

+ sobre o tema

Marian Anderson

Foto de Marian Anderson, de autoria de Carl Van...

Reunião discute ações de cooperação entre Salvador e África do Sul

Em reunião nesta sexta-feira, 19, com o embaixador da...

Eto’o chega à Rússia garantindo que não escolheu o Anzhi por dinheiro

Atacante, que deixará de vestir a camisa 9 por...

O Vasco contra o Racismo

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra comemorada no...

para lembrar

Tomorrowland 2015: DJ Marky critica monopólio de gêneros musicais no Brasil

“Você vai sair em São Paulo hoje, em um...

Uma aula de inclusão racial com um menino de 10 anos

"É importante mostrar a realidade a partir do ponto...

CULTNE DOC – Histórias do Pós-Abolição

Os debates do II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=