Massacre de Ruanda: Começa na Alemanha julgamento de ruandês acusado de genocídio

Réu de 54 anos é acusado de ser responsável pela morte de pelo menos 3700 pessoas em Ruanda. Onesphore R. vive desde 2002 na Alemanha, onde pediu asilo político.

Memorial em Nyamata lembra as vítimas do genocídio de 1994 em Ruanda

Começou nesta terça-feira (18/01) em Frankfurt o julgamento de um ruandês acusado de participar do genocídio que causou milhares de mortes em Ruanda em 1994. É a primeira vez que um tribunal na Alemanha ajuíza um caso desse tipo.

Onesphore R., da etnia hutu e ex-prefeito de Muvumba, no nordeste de Ruanda, é acusado de ter ordenado ou coordenado três massacres em abril de 1994. Segundo a Promotoria Pública, pelo menos 3730 pessoas da etnia tutsi foram mortas naquele episódio trágico.

massacre_de_ruanda_1994O acusado com sua advogada, Natalie von Wistinghausen

O acusado, que vive desde 2002 na Alemanha, onde pediu asilo político, pode ser condenado à prisão perpétua. Ele foi preso em 2008, após a expedição de um mandado internacional de prisão, chegou a ser liberado, mas voltou à prisão preventiva em julho do ano passado.

A Justiça alemã recusou a extradição de Onesphore R. para Ruanda, por considerar que não haveria condições para realizar um julgamento imparcial naquele país.

De acordo com as Nações Unidas, tribunais de vários países da Europa e de Ruanda, além do Tribunal Penal Internacional para Ruanda, na Tanzânia, já julgaram ruandeses acusados de participação no genocídio que causou 800 mil mortes.

Fonte: Dw

+ sobre o tema

para lembrar

Mostra “Motumbá: Memórias e Existências Negras” no Sesc Belenzinho

Show de Preta Rara, apresentação da banda Bongar ao...

ESPELHO ATLÂNTICO na Revista RAÇA deste mês!

PanoramaCine Negra Diáspora De Almada ...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=