Concurso premia iniciativa de jovens negras empreendedoras

Programa Jovens nos Negócios terá cerimônia de julgamento e premiação nesta quinta-feira, 12, no Teatro Acbeu. Projeto vencedor receberá incentivos financeiros.

Apoiar a iniciativa de jovens empreendedores negros e negras na consolidação de negócios que gerem emprego e renda para suas famílias e comunidades. Este é o objetivo do Programa Jovens nos Negócios, promovido pela organização norte-americana Levantamos, que desde o início de 2009 vem oferecendo uma série de oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens de bairros da periferia de Salvador. Após cursos e oficinas de capacitação, acompanhamento dos planos de trabalho e uma viagem aos Estados Unidos para conhecerem experiências de empreendedorismo, a última etapa do programa será realizado no próximo dia 12 de novembro, às 18h, no Teatro Acbeu (Corredor da Vitória) quando será anunciado o projeto vencedor, que receberá incentivos financeiros para tocar os negócios.

Na reta final do Programa restam apenas três empresárias: Elísia Santos, Samadá Kinté e Cleide Crisarte que atuam, respectivamente, no segmento de cabelos crespos, designer de unhas e artesanato ambiental. As jovens representam as comunidades de São Caetano, Paripe e Saramandaia, todas marcadas pela escassez de oportunidades para os jovens e altos índices de violência. Em abril deste ano, elas integraram uma comitiva de mais de dez jovens que visitaram quatro cidades norte-americana (São Francisco, Nova Iorque, Washington e Philadelfia) , para conhecer empresários e iniciativas de negócios focados em preocupações étnicas e comunitárias.

O Programa Jovens nos Negócios é financiado pelo Departamento de Estado Americano. Nesta quinta-feira, 12, as jovens apresentarão seus planos de negócios, explicando aos jurados suas estratégias, motivações e a organização dos seus trabalhos. Para julgar os projetos foram convidadas personalidades com reconhecida trajetória na área dos negócios, tanto da Bahia como dos Estados Unidos. Entre eles: Mário Nelson Carvalho, da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros, Míriam Souza, da organização Companheiros das Américas e do Conselho Estadual da Mulher Empresária e Russell Hicks, da Ebony Suns Fashion, organização que atua com estética negra na Philadelfia, Estados Unidos.

“O objetivo do Programa é realizar intercâmbio de estratégias para o crescimento de negócios que afetem positivamente a comunidade onde essas jovens atuam, além de oferecer aos jovens afro-brasileiros um profundo conhecimento sobre o contexto histórico e cultural da apropriação e desenvolvimento econômico nos EUA”, explica a coordenadora do Programa, Tianna Paschel. Os nomes das empresas concorrentes são: Salão Rosas Negras, de Elisia Santos, Ateliêr de Unhas Sol & Flores, de Samadar Kintê e Crisarte Produtos Afroambientais, de Cleide Crisarte.

 

SERVIÇO

O que: CONCURSO JOVENS NOS NEGÓCIOS

Quando: 12 de novembro, quinta-feira, às 18h

Local: Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU)

Avenida Sete de Setembro 1883, Corredor da Vitória.

Informações: Tianna Paschel 71-9603-2838 / Márcio Lima 71. 3264-3150 /

Assessoria de Imprensa: André Luís Santana: 8873-7047.

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

A internet a serviço do jornalismo

Fonte: Folha de São Paulo-   Por Carlos Eduardo...

Urgente: Começou a circular o expresso… Marco Civil!

Enviado para o Portal Geledés Em menos de...

Um olhar diferenciado sobre a saúde da mulher negra

 - Fonte: Mhário Lincol do Brasil - Algumas doenças atingem...

Alzheimer: novo estudo mostra por que mulheres são mais vulneráveis à doença; entenda

Pesquisadores americanos descobriram que o gene MGMT, que tem...

para lembrar

Como a mudança climática afeta as pessoas vivendo com HIV

Em meio à Cúpula de Ação Climática das Nações...

Cuba é o primeiro país a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, diz OMS

OMS diz que ilha conseguiu feito inédito de erradicar...

Jurema Werneck: ‘O Brasil é um dos países que mais mata gente que luta’

A situação dos direitos humanos no Brasil hoje, a...

Em carta, adolescente narra rotina de torturas na Fundação Casa

Um interno da Fundação Casa, da unidade Centro Novo...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=