Livro de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será distribuído para Escolas

 

Fonte:O Girassol

 

O livro “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, que reuni uma coletânea de textos pedagógicos sobre fatos da história afro-brasileira, foi lançado na noite da última segunda-feira, 16, durante a abertura do IV Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira do Tocantins, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

 

Autoridades, professores, alunos, representantes do movimento negro e simpatizantes prestigiaram o lançamento do livro. Para Maria Luiza Barbosa da Silva, do Grupo de Consciência Negra do Tocantins, que estava no evento, o conteúdo é fundamental para memorizar os movimentos sociais da cultura negra.

 

A obra, com 258 páginas e ilustrações coloridas, aborda o estudo das relações étnicos-raciais, geografia da África, escravidão no Tocantins, comunidades negras rurais, cultura negra, entre outros aspectos sobre o movimento afro. O livro será distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino.

 

A publicação traz o resultado final do curso de especialização da UFT – Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, para 120 professores e membros de movimentos sociais.

 

O material pedagógico é um esforço inicial para a intensificação de iniciativas que venham contribuir na produção de material cada vez mais especializado para o ensino básico. Os temas abordados abrangem histórias de reinos e países africanos até culturas afro-brasileiras contemporâneas e políticas afirmativas no Brasil.

 

O livro é um suporte para o professor trabalhar as questões afro-descendentes e da história da África. Os textos são condensados e tratam de temas que podem ser explorados pelos professores das mais variadas formas. Esta obra é material didático e de pesquisa sobre a educação no Tocantins. (Informações da Ascom/Seduc)

 


Matéria Original:

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Eleitorado feminino cresce, mas representatividade da mulher na política segue baixa em AL

Um recente levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrou...

Mídia prepara bote contra Lula

Por Altamiro Borges Há quem afirme que o julgamento...

Críticas de general abrem crise nos EUA

Por: ANDREA MURTA Comandante das forças americanas no Afeganistão é...

O Centro está em toda parte

  Por: Fernanda Pompeu

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=