Presidente do Peru pede perdão aos negros

 

 

O presidente do Peru, Alan García, pediu, em um episódio considerado histórico para o país, pediu perdão aos afroperuanos pela terrível exclusão que sofreram por causa da escravatura e pela discriminação vivida desde a época colonial. O ato aconteceu nesta terça-feira (8) no palácio do governo.

Durante a cerimônia no palácio do governo, o presidente García, que cumpre o terceiro ano do governo (2006-2011), agradeceu à comunidade afroperuana por seu apoio à cultura peruana. O presidente peruano pediu a todas as instituições públicas e privadas do país que colaborem para acabar com a “exclusão e o racismo”.

Também pediu a essas instituições e a seus compatriotas que entendam o significado do pedido de perdão em nome da nação. García afirmou:

– Neste dia que limpamos as culpas do Estado e da história, pedimos perdão, digo a vocês que preciso de sua ajuda para tirar o país da exclusão e do racismo.

García perguntou o que seria da cultura peruana em suas diversas manifestações como a gastronomia, a música, a religião e o esporte, sem a participação dos afroperuanos.

Os afrodescendentes representam entre 10% e 15% do total da população peruana (27 milhões de habitantes).
A maior concentração de negros se encontra na região de Callao, assim como nas cidades de Ica, Lambayeque, Lima e Piura.

A comunidade afroperuana teve uma participação importante na cultura e no folclore do país do colonialismo à independência.

Os primeiros negros foram trazidos ao Peru em 1821; em 1856, o presidente Ramón Castilla y Marquezado declarou o fim da escravatura.

Fonte: TV Canal 13

+ sobre o tema

Depois de massacre, empresa ameaça mineiros sul-africanos com demissões

A empresa mineradora Lonmim pressionou neste domingo os...

5 vozes negras da Flip 2017 que você precisa conhecer

Destaques na programação oficial, escritores prometem alargar pontos de...

para lembrar

Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee

Nova Délhi, 22 nov (EFE).- O presidente indiano,...

ÀVUÀ: Bruna Black e Jota.pê unem suas influências para cantar sobre afeto

Poucos dias antes de entrarmos em isolamento devido à...

Contra pirataria, Brasil expande ação naval na África

Para proteger riquezas marítimas como as reservas do...

Sérgio Menezes concorre a prêmios por trabalhos no teatro

Sérgio Menezes concorre, na categoria de melhor ator coadjuvante, ao...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=