Presidente do Peru pede perdão aos negros

 

 

O presidente do Peru, Alan García, pediu, em um episódio considerado histórico para o país, pediu perdão aos afroperuanos pela terrível exclusão que sofreram por causa da escravatura e pela discriminação vivida desde a época colonial. O ato aconteceu nesta terça-feira (8) no palácio do governo.

Durante a cerimônia no palácio do governo, o presidente García, que cumpre o terceiro ano do governo (2006-2011), agradeceu à comunidade afroperuana por seu apoio à cultura peruana. O presidente peruano pediu a todas as instituições públicas e privadas do país que colaborem para acabar com a “exclusão e o racismo”.

Também pediu a essas instituições e a seus compatriotas que entendam o significado do pedido de perdão em nome da nação. García afirmou:

– Neste dia que limpamos as culpas do Estado e da história, pedimos perdão, digo a vocês que preciso de sua ajuda para tirar o país da exclusão e do racismo.

García perguntou o que seria da cultura peruana em suas diversas manifestações como a gastronomia, a música, a religião e o esporte, sem a participação dos afroperuanos.

Os afrodescendentes representam entre 10% e 15% do total da população peruana (27 milhões de habitantes).
A maior concentração de negros se encontra na região de Callao, assim como nas cidades de Ica, Lambayeque, Lima e Piura.

A comunidade afroperuana teve uma participação importante na cultura e no folclore do país do colonialismo à independência.

Os primeiros negros foram trazidos ao Peru em 1821; em 1856, o presidente Ramón Castilla y Marquezado declarou o fim da escravatura.

Fonte: TV Canal 13

+ sobre o tema

Celeo Alvarez Casildo

Céleo Avarez Casildo es licenciado en Economía. Nació en...

Os Afrouruguaios

    Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada    ...

TERREMOTO HAITI:Homenagm a Miriam Merlet e todas as mulheres mortas no Haiti

*Un dolor compartido, pero siempre un dolor Solidaridad...

para lembrar

Entrevista a María Lamadrid

Por Viviana Marcela Iriart De acuerdo con...

Jornal espanhol revela bastidores da seleção argentina de Maradona

Fonte: Sidneyresende.com-A seleção argentina nunca treina durante a manhã....

TERREMOTO HAITI:Brasil é principal parceiro dos EUA no Haiti, diz Obama a Lula

    O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o Brasil...

TERREMOTO HAITÍ: Haitiano sobrevive em escombros um mês após terromoto

Homem de 28 anos foi encontrado nos destroços de...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=