Presidente do Peru pede perdão aos negros

 

 

O presidente do Peru, Alan García, pediu, em um episódio considerado histórico para o país, pediu perdão aos afroperuanos pela terrível exclusão que sofreram por causa da escravatura e pela discriminação vivida desde a época colonial. O ato aconteceu nesta terça-feira (8) no palácio do governo.

Durante a cerimônia no palácio do governo, o presidente García, que cumpre o terceiro ano do governo (2006-2011), agradeceu à comunidade afroperuana por seu apoio à cultura peruana. O presidente peruano pediu a todas as instituições públicas e privadas do país que colaborem para acabar com a “exclusão e o racismo”.

Também pediu a essas instituições e a seus compatriotas que entendam o significado do pedido de perdão em nome da nação. García afirmou:

– Neste dia que limpamos as culpas do Estado e da história, pedimos perdão, digo a vocês que preciso de sua ajuda para tirar o país da exclusão e do racismo.

García perguntou o que seria da cultura peruana em suas diversas manifestações como a gastronomia, a música, a religião e o esporte, sem a participação dos afroperuanos.

Os afrodescendentes representam entre 10% e 15% do total da população peruana (27 milhões de habitantes).
A maior concentração de negros se encontra na região de Callao, assim como nas cidades de Ica, Lambayeque, Lima e Piura.

A comunidade afroperuana teve uma participação importante na cultura e no folclore do país do colonialismo à independência.

Os primeiros negros foram trazidos ao Peru em 1821; em 1856, o presidente Ramón Castilla y Marquezado declarou o fim da escravatura.

Fonte: TV Canal 13

+ sobre o tema

Entrevista : Margareth Menezes

Sempre muito educada e com a simplicidade que lhe...

Beyoncé é considerada ‘Ícone de Estilo de 2012’ por revista americana

Beyoncé, 31, foi considerada Ícone de Estilo de 2012...

‘O sistema de arte no Brasil é muito colonizado’ diz Rosana Paulino, artista plástica

Paulista com trabalhos voltados à questão do racismo e...

Frank Negrão presta tributo a Luiz Gonzaga

Com larga experiência em música popular brasileira, Frank Negrão...

para lembrar

16 ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo

16 ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo Dia...

AUDIO EXHIBE RACISMO INTENCIONAL DE DIPUTADO ARIEL GÓMEZ LEÓN

ESCUCHA A TRAVÉS DE GOEAR: AUDIO DEL PROGRAMA...

A consciência negra de Carlos Assumpção: um legado de vida

"As fronteiras do 20 de novembro deve se estender...
spot_imgspot_img

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...
-+=