Projetos que valorizam identidade negra são premiados no Rio

Evento, com a presença do ministro da Igualdade Racial, marca lançamento de levantamento inédito sobre intituições que atuam no fortalecimento da auto-estima negra. o Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) será entregue na sexta-feira (5/3).

A luta contra o racismo e a valorização da cultura negra se espalham com intensidade pelo Brasil. No dia cinco de março, sexta-feira (5/3), às 18 horas, o Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) será entregue a cinco projetos sociais que trabalham pela redução das desigualdades raciais e desempenham importante papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra. O Ministro da Seppir, Edson Santos, entregará pessoalmente os prêmios às finalistas da seleção que contou com 75 inscrições de todo o Brasil. 

Os premiados são: 
1º lugar: Ori Inu – A cabeça de Dentro – Porto Alegre / RS; 2º lugar Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multiétnica – Capem – Duque de Caxias/ RJ; 3º lugar Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura – Arraias – TO; 4º lugar: Família Alcântara Coral – João Monlevade – MG e 5º lugar Pré -Vestibular Quilombola – Vitória da Conquista /BA.

Os finalistas do Prêmio da Igualdade Racial foram temas de cinco programas especiais de rádio e de um DVD multimídia. O material conta a história do trabalho desenvolvido por cada instituição, com depoimentos dos envolvidos no projeto. O evento marcará também o lançamento de um catálogo com mapeamento mais de 300 ações sociais relacionadas à temática afrodescendente. O levantamento revela a distribuição das iniciativas pelo país, as áreas de atuação e traz ainda o contato de cada uma delas.

A ideia é auxiliar na replicação de iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania. 

O júri do Prêmio da Igualdade Racial foi composto por personalidades ativas do movimento negro: Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério. O grupo levou em conta iniciativas que valorizam ações culturais, educacionais, sociais e religiosas na promoção e preservação da cultura afro-brasileira. Vale lembrar que no evento também serão apresentados três projetos que mereceram uma menção honrosa, por também se destacarem na promoção da igualdade racial.

Serviço:
Prêmio da Igualdade Racial
Data: 05 de março de 2010
Local: Espaço Ideal Rua Santa Luzia, 760 – Centro, Rio de Janeiro
Horário: 18 h

Fonte: Portal Vermelho

+ sobre o tema

Mulheres quilombolas do ES denunciam sofrer racismo ambiental

Cerca de 80 mulheres quilombolas realizaram o 1º Encontro...

Escolha da Deusa do Ébano será realizada no dia 24

No próximo dia 24, elas vão subir ao palco,...

Zezé Motta chega a Gramado com o inédito “Deixa”

Um festival com ênfase no feminino, depois de 50...

Sítio arqueológico na Liberdade pode virar memorial da cultura negra

Após demolição de prédio, foram encontradas nove ossadas com...

para lembrar

Dia 17 de Julho o Jazz sem Billie Holiday e John Coltrane

Há 53 anos, o mundo perdia a cantora Billie...

Servidores públicos debatem racismo institucional

Todo o funcionalismo público foi convocado para participar das...

Sheron Menezzes: Quero mesmo é ser mãe

Sheron Menezzes, 27 anos, voltou às novelas ainda mais...

Maria d’Apparecida cantora lírica brasileira ganha biografia

A história de Maria d’Apparecida tinha tudo para se...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=