Alunos de direito que estrearam a política de cotas na UnB, em 2004, fazem balanço positivo

Passados cinco anos desde a criação do sistema de cotas da Universidade de Brasília (UnB), a instituição formou, no fim do ano passado, a primeira turma de direito com alunos cotistas. O balanço — discursam alunos e professores — foi positivo. Todos destacam o sistema como uma maneira de acabar com o racismo no país. Ou, pelo menos, dar início ao processo.

A estudante Mariana Oliveira, 25 anos, que se formou nessa turma e entrou como cotista, enumera as vantagens do sistema. Ela explica que ainda é visível a não existência de negros em posições privilegiadas na sociedade, e que essa situação pode ser mudada a partir de políticas sociais. Faz questão de ressaltar que no período da universidade não sofreu nenhum tipo de preconceito e rejeição por parte dos outros alunos da turma e professores, mas ainda é preciso que haja uma melhora na educação do país, a fim de incluir todos os negros e pobres na universidade. “Se a educação já fosse capaz disso, não precisaríamos das cotas. No momento ela só vai servir como um remédio até que a situação se resolva. Todo mundo foca como se essa fosse a melhor solução, mas não é. É um remédio para uma doença que vem lá de trás e precisa ser prevenida e curada”, compara.

Só que apesar dos elogios, Mariana lamenta a forma como é feita a seleção dos alunos negros. “Deveria ser mais rigorosa para cumprir o principal objetivo. Quando eu entrei e fui descobrindo quem eram os outros cotistas, e vi que tinham alunos brancos participando, fiquei impressionada com a falta de rigidez.”

O estudante Ronald Barbosa, 25 anos, que também foi aceito no sistema de cotas, mas acabou nem sequer precisando da vaga, pois sua nota no vestibular foi maior que a universal, concorda com a colega. Segundo ele, a turma de direito sempre foi muito unida e nunca houve nenhuma diferenciação entre os estudantes. “Todos sempre foram a favor da pluralidade e sempre classificaram a ação afirmativa de forma positiva”, lembrou.

Ele conta ainda que no segundo semestre de faculdade os professores realizaram com os estudantes uma espécie de júri sobre as cotas e todos os participantes foram favoráveis. “O sistema de cotas era um tema que sempre estava em debate nas nossas aulas. Além disso, é importante destacar que não havia diferença de rendimentos entre os alunos cotistas e os não cotistas”, completou.

Ronald lembrou de uma pesquisa divulgada pela UnB, em 2008, que afirma que os alunos que entram pelo sistema de cotas para negros tendem a valorizar mais a vaga na universidade. O estudo Efeitos da política de cotas da UnB: uma análise do rendimento e da evasão, coordenado pela pesquisadora da instituição Claudete Batista Cardoso mostra que os cotistas obtiveram notas melhores em 27 cursos. No curso de física, as notas são 12% superiores às dos demais; em matemática, 15%; em música, 19%; em ciências da computação, 13% e em artes cênicas e plásticas, 14%.

Para o professor do curso de direito da UnB Cristiano Paixão, essa formatura é um grande avanço. “É preciso ter oportunidades iguais para todos. Mas não é isso que encontramos hoje. Há uma desigualdade enorme em relação ao número de negros que entram no ensino e se formam. E, claro, que as cotas não resolvem o problema, mas já ajudam a diminuir.”

+ sobre o tema

Jesus, o menino do Alemão

Jesus, o Cristo, venceu a morte. Jesus, o Eduardo,...

Atacante do Athletic Bilbao é alvo de ofensas racistas durante jogo do Espanhol

Torcedores do Espanyol imitaram macacos para Iñaki Williams enquanto...

Diego Maurício é vítima de racismo no Peru

Por: Leo Burlá Após o empate da...

A continuidade do genocídio negro através da Política Criminal de Segurança Pública na Bahia

Conforme já tivemos a oportunidade de demonstrar (Nzumbi,...

para lembrar

Movimento Negro Brasileiro é recebido pela Comissão de Direitos Humanos da OEA

OEA receberá movimento negro brasileiro para debater pacote anticrime...

Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisa

Em audiência pública realizada hoje (9) na Câmara dos Deputados,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=