Dilma escolhe Minas para seu último ato como ministra

Depois de mais de sete anos no governo, a pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) deve dizer adeus às suas funções de ministra da Casa Civil em Minas Gerais, Estado em que nasceu e onde precisa crescer para fazer frente à força no Sudeste de seu principal adversário, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

No mesmo dia, 31 de março, a ministra passará antes pelo Rio Grande do Sul, berço de sua trajetória política. A sugestão dos dois destinos foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo disse uma fonte do governo próxima à chefe da Casa Civil. A agenda, porém, ainda pode sofrer alterações a depender das conveniências, acrescentou a fonte, sob condição de anonimato.

Em Porto Alegre, Dilma deve inaugurar mais uma etapa do metrô. Logo depois, seguirá para Contagem (MG), onde participa de solenidade do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Urbanização. O lugar é simbólico: é a prefeitura mais importante do PT em Minas e comandada por uma mulher, Marília Campos.

Nos últimos dias de governo, ela anunciará o PAC 2 – agenda de obras para o futuro Executivo – e passará também pelo Nordeste, região em que já desponta com alguma liderança. Lá, Lula tem índices ainda maiores de popularidade, superiores aos cerca de 80% que vem recebendo nos últimos meses.

O maior problema da ministra é no Sul e no Sudeste, onde focalizará sua campanha para reduzir a vantagem do governador de São Paulo, pré-candidato oposicionista. Os dois tiveram empate técnico na última pesquisa de intenção de voto divulgada.

Segundo levantamentos recentes, o tucano lidera nessas regiões com mais de 10 pontos percentuais. Segundo colégio eleitoral do País – atrás somente de São Paulo – Minas pode ser o fiel da balança nas eleições de outubro. Será, certamente, uma das principais arenas desta eleição.

O desafio é grande e o vice-presidente, José Alencar (PR), será um dos cabos eleitorais de Dilma junto aos mineiros. José Serra cobiça o Estado e conta com o empenho de Aécio Neves (PSDB), atual governador e com níveis de aprovação semelhantes ao de Lula. Pré-candidato ao Senado, sua adesão efetiva na campanha do oposicionista deve ser fundamental para determinar o resultado da disputa.

No dia 1º de abril, todos os novos ministros devem assumir suas pastas.
Fonte: Terra

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Precisamos dar um basta: a democracia não suporta mais

Mais uma vez o parlamento virou as costas para...

Brasileirão 2017 – Os grandes Paulistas

O Brasileirão 2017 tem guardado algumas boas surpresas e...

Mãe Hilda é sepultada sob aplausos no Jardim da Saudade

Prefeito decreta três dias de luto oficial na cidade...

Luislinda Valois nega que tenha recebido convite de Temer

Apesar da imprensa nacional ter divulgado que a desembargadora...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=