Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena venceu neste domingo a 16ª edição da maratona de Roma. O atleta correu os últimos 500 metros descalço em homenagem ao compatriota Abebe Bikila, que conquistou a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Roma em 1960 sem usar tênis. Os quenianos Benson Barus e Nixon Machichim completam o pódio.

O domínio da Etiópia foi ainda maior no feminino. Firehiwot Dado venceu com o tempo de 2h25min28s, com as compatriotas Kebebush Haile e Mare Dibaba formando um pódio inteiramente etíope. Cerca de 15 mil pessoas participaram da maratona romana.

Apesar da bonita homenagem, a maratona de Roma também ficou marcada pela morte de Tom Van Der Gucht, um corredor belga de 55 anos, que teve um ataque cardíaco enquanto participava da prova, segundo informou a organização.

O corredor desmaiou no quilômetro 39 e foi imediatamente levado de ambulância para o hospital Fatebenefratelli, mas chegou ao pronto socorro sem vida. Ao todo, cerca de 50 pessoas precisaram de atendimento médico. Destes, cinco foram levados ao hospital, mas receberam alta logo depois.

Recorde mundial na meia-maratona de Lisboa

Zersenay Tadese, da Eritréia, venceu neste domingo a 20ª meia-maratona de Lisboa com o tempo de 58min22s, novo recorde mundial da prova. A marca anterior era de 58min33s. Apesar de ainda não ter sido oficializado, o tempo de Tadese deve lhe render o prêmio de 50 mil euros da organização da prova.

Tadese dominou praticamente toda a prova e terminou com mais de um minuto de vantagem para os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Na prova feminina, a vencedora foi a queniana Peninah Arusei, que entrou na reta final com dos minutos de vantagem para a etíope Askale Tafa. O terceiro lugar ficou com a veterana corredora portuguesa Fernanda Ribeiro, de 40 anos, campeã olímpica dos 10 mil metros em Atlanta 1996.

A corrida contou com a participação de 35 mil pessoas. Como em edições anteriores, o primeiro ministro português, José Sócrates, foi um dos participantes da prova.

Fonte: Esporte UOL

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Juca Ferreira quer “descriminalizar” hip-hop em São Paulo

O promotor de vendas Bruno de Andrade, 18...

O crescimento insolente de Portugal é um golpe no culto à austeridade

Durante muito tempo, o modelo de referência na Europa...

Paulista é povo rico. E povo rico não transpira – Por: Leonardo Sakamoto

Este blog conta com a seção “Frases para entender...

Irã suspende sentença de condenada à morte por apedrejamento

Caso vai ser revisto, segundo porta-voz da chancelaria iraniana.Condenação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=