Imprensa espanhola diz que Daniel Alves foi alvo de insultos racistas

A imprensa espanhola noticiou que Daniel Alves, lateral do Barcelona, foi alvo de insultos racistas por parte da torcida do Espanyol. O incidente teria acontecido durante o jogo entre as duas equipes neste sábado, que acabou 0 a 0.

“O futebol é muito maravilhoso para a gente dar importância a este tipo de coisa”, disse Daniel Alves, em entrevista ao jornal Mundo Deportivo, depois do confronto.
Questionado sobre o assunto, Guardiola, técnico do Barcelona, foi evasivo. “Esta é uma pergunta para o sr. [Mauricio, técnico do Espanyol] Pochettino, porque ele conhece melhor os seus torcedores”, disse treinador.
Durante todo o jogo, segundo relato da imprensa espanhola, imitações de macacos eram ouvidas nas arquibancadas, especialmente após a expulsão de Daniel Alves, no início do segundo tempo. Durante a partida, os torcedores ainda atiraram objetos no gramado, e um deles chegou a encostar levemente em Lionel Messi.
O caso não é inédito na Espanha. Em 2006, por exemplo, o atacante camaronês Samuel Eto’o, à época ainda no Barcelona, ameaçou deixar o gramado após ser insultado pela torcida do Getafe.
No Brasil, o racismo em campo voltou a ser assunto nesta semana. Na última quinta-feira, o zagueiro palmeirense Danilo chamou Manoel, do Atlético-PR, de “macaco do car…”, durante o jogo entre as duas equipes pela Copa do Brasil.
Flagrado pelas câmeras de televisão, Danilo admitiu a agressão no dia seguinte e pediu desculpas. Mesmo assim, o zagueiro poderá pegar de um a três anos de prisão por injúria racial, em decorrência da queixa-crime feita por Manoel logo após a partida.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Feio, preto, sujo e fedido” Criança de 8 anos sofreu ofensa racista na escola La Salle

  Inconformada com a omissão de um colégio particular do...

No México, juiz interrompe partida e racistas são retirados do estádio

Um precedente importante na luta contra o racismo no...

Xenofobia se converte em agressões contra imigrantes haitianos

Desde julho, 13 trabalhadores do Haiti denunciaram espancamentos sofridos...

para lembrar

Vice do banco central alemão deve perder encargos por declarações xenófobas

Fonte: DW.Word.DE - "Incapazes de integração", só prestando para...

À procura das raízes do racismo no país onde “morrem Georges Floyds todos os dias”

Dois brasileiros confrontaram-se com o papel dos portugueses na...

Partidos excluem negros de suas direções e patinam para mudar racismo estrutural

O debate sobre a importância de ampliar a participação...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=