Lula será homenageado pelos esforços no combate à fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira o prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome, concedido pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), vinculado às Nações Unidas. Na ocasião, Lula abre as discussões da reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty.

 

Na reunião com os representantes dos países africanos, ministros e especialistas discutirão alternativas para a promoção da agricultura, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural. O objetivo é intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos. De acordo com o Itamaraty, a cooperação técnica com a África tem aumentado nos últimos anos.

 

Apenas os países africanos recebem atualmente cerca de 60% dos recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destinados à cooperação internacional. Há 50 projetos na área de segurança alimentar operados pela ABC em 18 países africanos.

 

Paralelamente, Lula será homenageado. Para os integrantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro desempenha um trabalho ativo nos esforços e na execução de programas internos e apoio às ações externas, em outros países, no combate à fome. Um dos destaques foi a atuação brasileira na cooperação com o Haiti – devastado depois do terremoto de 12 de janeiro.

 

Representantes das Nações Unidas pretendem visitar os projetos executados por meio do programa Fome Zero em Brasília e em outras capitais brasileiras. Eles se interessam também pelo programa da merenda escolar. De acordo com os especialistas estrangeiros, o programa incentiva a presença de crianças e adolescentes nas salas de aula.

 

No último mês, o presidente foi eleito pela revista americana Time como um dos 100 líderes mundiais mais influentes. Pelo texto do cineasta norte-americano Michael Moore, Lula se destaca pela prática de programas sociais, como o Fome Zero.

 

Em 2009, os jornais Le Monde, da França, e El País, da Espanha, escolheram Lula como personalidade do ano por sua atuação de liderança na América Latina.

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

A previdência e as viúvas

Cara presidente Dilma Rousseff, estou indignada: nós, mulheres, não...

O desafio de reconhecer o outro

Filósofa e cronista destes tempos de intolerância, a professora...

Para Marina Silva, resultado da pesquisa é ponto forte

Ao comentar a pesquisa DataFolha, em que manteve 8%...

O preço da admiração, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva A moça posta vídeo de um...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=