Serra critica política de Lula e não fala sobre educação

Por: Flávio Freire

Ao mesmo tempo em que disparou ataques à condução das políticas do governo federal nas mais diferentes áreas, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra (PSDB), evitou debater um dos temas mais críticos de sua gestão como governador de São Paulo: a educação.

Depois de criticar a alta carga tributária, as maiores taxas de juros, bater forte no projeto de energia – tendo como alvo direto sua adversária, a ex-ministra de Energia e pré-candidata presidencial do PT, Dilma Rousseff, o tucano disse que não estava ali para falar de educação.

– Pergunte ao secretário ou ao governador – disse Serra a um jornalista, em entrevista coletiva onde seus assessores determinaram número máximo de perguntas.

No evento Exame Fórum “A Construção da 5ª Maior Economia do Mundo”, Serra aproveitou a plateia de 500 empresários para disparar as críticas:

– O Brasil bate hoje um recorde mundial. Tem os juros mais altos do mundo, a carga tributária mais alta dos países emergentes e a menor taxa de de investimento governamental – disse ele, para quem falta gestão e planejamento ao atual governo.

Sem poupar a condução da economia pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serra disse que hoje o país, na esfera federal, tem um investimento governamental menor que os aplicados por municípios e estados.

– O investimento governamental no país é de 3% de suas receitas, enquanto os municípios investem 7,3% e os estados, mais de 9%. O esforço é feito mais pelos estados e municípios, com 70% a mais que a média do investimento governamental na esferal federal.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Vem aí o Partido dos Negros

O carioca Celso Athayde, 53 anos, o grande ativista...

A cota do DEM

O SENADOR DEMÓSTENES Torres (DEM-GO) resolveu entrar de sola...

Para quase 70% dos brasileiros, inflação prejudica alimentação

De acordo com pesquisa encomendada pela Federação Brasileira dos...

Rede Solidária

a rede Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=