Aliados de Alckmin ‘debandam’ e se reúnem com Mercadante na Câmara

Nem mesmo aliados do prefeito Gilberto Kassab (DEM) apostam muito em Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Nesta segunda-feira, 07/06, o candidato Aloizio Mercadante (PT) reuniu-se para um café da manhã com vereadores e líderes de bancada do DEM, PTB e PP, partidos que – em tese – apoiam a candidatura do tucano.

Também participaram vereadores de siglas aliadas ao PT e à Dilma Rousseff, como PR, PC do B, PDT e PRB. Ao todo, 22 parlamentares foram ao encontro do petista. Para os apoiadores de Mercadante, esta é, por um lado, uma demonstração simbólica da força da campanha do petista, e, por outro, da inconsistência da candidatura tucana ao governo do estado.

 

Na saída do encontro, o presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues (PR), elogiou a familiaridade de Mercadante com as dificuldades enfrentadas pelo município. “Ficamos abismados com conhecimento do senador sobre os problemas da cidade.” Mercadante, por sua vez, afirmou que “é muito importante ouvir os vereadores para encontrar soluções, já que eles têm uma vivência muito grande dos maiores desafios da cidade”.

 

Nos bastidores, o que se diz é que a adesão de vereadores do chamado Centrão – bloco de parlamentares que vota independentemente, mas já apoiou o governo em algumas ocasiões – é reflexo da falta de empenho de Kassab na candidatura de Alckmin. Segundo fontes próximas ao democrata, o chefe do Executivo apenas faz o que entende que Alckmin está fazendo com Serra, ou seja, não se empenhando de maneira alguma na campanha do tucano a presidente. Assim como Alckmin não quer ser associado a José Serra, Kassab liberou os vereadores da base aliada para apoiarem quem acharem melhor.

 

Não que a movimentação dos parlamentares do Centrão surpreenda os petistas. “Todo mundo sabe do antagonismo do Kassab e do Alckmin, e o próprio Goldman (governador do estado, Alberto Goldman) já disse que o Alckmin não era nenhum candidato dos sonhos do PSDB”, lembra o coordenador da campanha de Mercadante, Emídio de Souza. Além do mais, os próprios vereadores reclamaram da falta de inicativa de Alckmin. Recentemente, Milton Leite, do DEM, reclamou na imprensa que não foi procurado por ele; o líder da bancada do DEM na Casa, Carlos Apolinário, declarou apoio à candidatura de Netinho de Paula (PC do B) para o Senado. Ausente na reunião de ontem, Apolinário não disse, contudo, se apoiaria Alckmin para o governo de SP.

 

 

Fonte: Brasil Confidencial

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Na caverna ou na telinha

De todos os ofícios, sinto inveja de quem desenha....

Estatuto da Igualdade Racial divide opinião de empresariado

  Uma das medidas apontadas pela diretora da Bandeirantes...

Coreia do Sul faz convite oficial para que Dilma participe do G-20

Presidente eleita embarca em avião comercial nesta segunda-feira (8). Ela...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=