Naomi Campbell confirma que vai depor em julgamento de Taylor

Enviado por / FontePor AFP, no G1

A ‘top model’ britânica Naomi Campbell vai prestar depoimento no julgamento do ex-presidente liberiano Charles Taylor, em Haia, onde ele é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, sobre um diamante que teria recebido de presente dele, anunciou nesta sexta-feira (9) um porta-voz da modelo.

“Naomi Campbell confirmou que assistirá ao julgamento de Charles Taylor em Haia a pedido do Tribunal. É uma testemunha à qual se pediu que ajude a esclarecer alguns acontecimentos de 1997”, declarou a porta-voz da modelo, em comunicado divulgado em Londres.

“A senhorita Campbell deixou claro que está disposta a ajudar no correspondente processo legal”, acrescentou, afirmando que ela “não é acusada” e “não está sendo julgada”.

A modelo foi intimada a comparecer, em 29 de julho, no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), informando na intimação, divulgada no último dia 1º que, caso ela não se apresentasse, poderia ser condenada a sete anos de prisão.

Intimação
Em maio passado, a acusação havia pedido que Campbell fosse intimada para responder a suspeitas levantadas pela atriz Mia Farrow, de que Taylor teria dado de presente um diamante à supermodelo britânica em setembro de 1997, após um jantar organizado pelo então presidente sul-africano, Nelson Mandela.

Segundo a promotoria, Taylor viajou em setembro daquele ano à África do Sul para vender ou trocar por armas diamantes recebidos de rebeldes de Serra Leoa.

Taylor é suspeito de ter liderado os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil naquele país, de 1991 a 2001. Taylor é acusado de assassinatos, estupros e recrutamento de meninos soldados durante o conflito.

 

+ sobre o tema

Beyoncé tem quatro shows confirmados no Brasil

Foram confirmadas nesta sexta-feira (18) as datas e locais...

O boi fez a festa na praça do povo.

Por: Arísia Barros A Praça Multi Eventos fica...

Hoje na História, 26 de Junho de 1913 nascia Aimé Césaire

100 anos de Aimé Césaire, o pai da Negritude Há...

“Entrei de cabeça na tristeza e lá fiquei por uns dois anos”, diz Taís Araújo sobre seu papel como Helena

Traumas, superação, racismo, aceitação: a atriz, estrela da capa...

para lembrar

Morre Mestre King, pioneiro da dança afro na Bahia e no Brasil

Coreógrafo e professor fez história ao ser o primeiro...

Disney apresenta Elena de Avalor, sua primeira princesa latina

O estúdio Disney apresentou na quinta-feira (29) a personagem...

Mutirão vai regularizar situação de ganeses no país

Alex Rodrigues Governo federal vai criar força-tarefa para agilizar a...

O mundo em silêncio

Silêncio. A voz rasgada de Aretha Franklin e os...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=